CUIDADO QUE TRANSFORMA
Caravana da Castração realiza mais de mil cirurgias em MS e avança pelo Estado
Com 1.010 animais castrados nos primeiros municípios, programa estadual une saúde pública, proteção animal e cidadania com atendimento gratuito e estrutura de ponta
21/07/2025
14:00
REDAÇÃO
Com ônibus adaptado, equipe técnica e CTI móvel, Caravana da Castração percorre o Estado promovendo bem-estar animal e prevenindo doenças
A Caravana da Castração, programa itinerante do Governo de Mato Grosso do Sul, já realizou 1.010 castrações gratuitas de cães e gatos nos primeiros municípios atendidos: Miranda, Bodoquena e Bonito. Coordenada pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção Animal), em parceria com prefeituras e a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a ação busca promover controle populacional, prevenção de zoonoses e bem-estar animal, com um serviço acessível e de alta qualidade.
Com estrutura moderna que inclui ônibus adaptado, CTI móvel, microchipagem gratuita e equipe técnica especializada, a caravana demonstra o compromisso estadual com uma política pública inovadora e eficaz. Além da parte clínica, o projeto também conta com ações educativas e apoio digital, através da plataforma www.sigpet.ms.gov.br, onde já foram realizados mais de 10.800 cadastros em poucos dias.
“A caravana vai muito além da castração. É uma política de saúde pública e cidadania que evita abandonos, previne doenças como a leishmaniose e ainda conecta pessoas ao cuidado responsável com seus animais”, afirma o superintendente da Suprova, Carlos Eduardo Rodrigues.
União de esforços e impacto social
A Caravana é viabilizada com R$ 5 milhões de investimento estadual e conta com a mobilização de prefeituras, protetores, entidades civis e voluntários. Cada município assume como contrapartida a criação de um calendário anual de ações de conscientização sobre o bem-estar animal — condição para acesso ao programa.
A técnica minimamente invasiva das cirurgias permite realizar até 150 atendimentos por dia, com recuperação rápida e segura. Ao final, o tutor recebe o animal já microchipado, medicado e vestido com roupinha cirúrgica, sem nenhum custo.
“É um serviço estruturado, acessível e pensado para todas as realidades. Nas cidades que não têm clínicas veterinárias, a presença do CTI móvel garante atendimento seguro no pós-operatório”, explica Rodrigues.
Próximas cidades já confirmadas
A Caravana segue em Jardim, entre os dias 17 e 19 de julho, e continua seu cronograma por municípios do interior:
Porto Murtinho: 21 e 22 de julho (agendamento: 20 de julho)
Nioaque: 24 e 25 de julho (agendamento: 23 de julho)
Anastácio: 27 a 30 de julho (agendamento: 26 de julho)
Aquidauana: 1º a 5 de agosto (agendamento: 31 de julho)
Ladário: 7 e 8 de agosto (agendamento: 6 de agosto)
Corumbá: 11 a 20 de agosto (agendamento: 9 e 10 de agosto)
A meta do programa é realizar mais de 20 mil castrações até o fim do ciclo, com impacto direto na redução de animais abandonados, prevenção de doenças e melhoria na convivência urbana e rural.
“A Caravana da Castração é uma entrega concreta que une cuidado aos animais e respeito à população. Vai onde mais se precisa, com estrutura, acolhimento e compromisso com a causa animal”, destaca o secretário da Setesc, Marcelo Miranda.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Adriane Lopes veta projeto que exigia ar-condicionado em novos ônibus de Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã garante R$ 1,8 milhão para construção de nova Unidade Básica de Saúde
Leia Mais
Teste de saliva para Alzheimer desenvolvido no Brasil pode antecipar diagnóstico da doença
Leia Mais
Após assalto a casal com bebê, padre pede que paroquianos evitem usar alianças e bens de valor
Municípios