CIDADANIA ATIVA
TCE-MS participa da Ação #TodosPorElas com foco no combate ao feminicídio
Tribunal levou atendimentos de saúde e ações educativas para aproximar a instituição da sociedade
21/07/2025
10:55
REDAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) marcou presença na Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, realizada no último sábado, 19 de julho, no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. A iniciativa, que integra a campanha #TodosPorElas, reuniu mais de 90 instituições públicas e privadas com o objetivo de ampliar o acesso a serviços essenciais e fortalecer o combate à violência contra mulheres.
Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de MS, a mobilização tem como base a prevenção como forma de proteção. “A união de esforços entre todos os parceiros está possibilitando que ofereçamos cerca de 300 serviços, com foco especial na mulher vítima de violência”, afirmou.
Durante o evento, o TCE-MS promoveu atendimentos oftalmológicos gratuitos em parceria com o Instituto MS Visão e realizou ações educativas voltadas ao público infantil e juvenil, com o propósito de fortalecer a consciência cidadã desde cedo. Por meio de brincadeiras e dinâmicas, crianças e adolescentes foram incentivados a refletir sobre seus direitos, deveres e o papel da sociedade na fiscalização do uso dos recursos públicos.
A conselheira substituta Patrícia Sarmento destacou a importância da presença da Corte de Contas fora dos gabinetes. “A participação do TCE é importante porque quando saímos do escritório é possível pensar melhor políticas públicas voltadas ao enfrentamento de problemas complexos, e também porque a população sente que nós não estamos distantes dela.”
Já a auditora de controle externo do TCE-MS, Flávia de Oliveira Ribeiro, enfatizou a necessidade de estreitar os laços com a comunidade. “Queremos mostrar à sociedade a importância do Tribunal de Contas no controle externo e na fiscalização dos recursos públicos.”
A coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, Carla Stephanini, elogiou o engajamento do TCE-MS. “A presença do Tribunal de Contas é fundamental, não só pela fiscalização e análise dos orçamentos públicos, mas por seu papel pedagógico. Precisamos ver os recursos públicos sendo aplicados em políticas efetivas de enfrentamento à violência contra a mulher.”
Além das ações promovidas pelo TCE-MS, o evento ofereceu atendimentos de saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos, corte de cabelo, vacinação, orientação psicológica, roda de conversa, atividades culturais e acesso a vagas de emprego. A ação teve como diferencial a integração entre Judiciário, Executivo, instituições de controle e sociedade civil.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Adriane Lopes veta projeto que exigia ar-condicionado em novos ônibus de Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã garante R$ 1,8 milhão para construção de nova Unidade Básica de Saúde
Leia Mais
Teste de saliva para Alzheimer desenvolvido no Brasil pode antecipar diagnóstico da doença
Leia Mais
Após assalto a casal com bebê, padre pede que paroquianos evitem usar alianças e bens de valor
Municípios