SAÚDE / VACINAÇÃO FRONTEIRIÇA
MS, PR e Paraguai firmam acordo para campanhas simultâneas de vacinação
Dia D Binacional de Imunização será realizado a partir de 2026 para ampliar cobertura vacinal e fortalecer ações de vigilância em saúde na fronteira
05/11/2025
09:30
REDAÇÃO
Autoridades de MS, PR e Paraguai assinam acordo para o Dia D Binacional de Imunização, a partir de 2026
Mato Grosso do Sul, Paraná e Paraguai firmaram um acordo para realizar campanhas de vacinação simultâneas a partir de 2026, criando o Dia D Binacional de Imunização. O documento foi assinado durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, realizado em Salto del Guairá, no Paraguai.
A iniciativa integra a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), a Secretaria de Saúde do Paraná, o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Governo do Paraguai. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal, fortalecer a vigilância em saúde e promover uma resposta conjunta às demandas sanitárias nas regiões de fronteira.

Segundo a secretária-adjunta de Saúde de MS, Crhistinne Maymone, o acordo reforça o compromisso de proteger as populações fronteiriças e fazer parte da rede integrada de atenção e vigilância, incluindo troca de informações epidemiológicas, capacitação de profissionais e respostas rápidas a emergências sanitárias.
O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, destacou que a ação conjunta garante imunização a todas as pessoas que vivem na fronteira, independentemente do lado em que estejam. Já o gerente do Cieges/Conass, Sandro Terabe, afirmou que o modelo pode servir de piloto para outras fronteiras do Brasil e ser replicado em outros estados e países.
O encontro contou ainda com a presença do vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, José Ortellado; do coordenador nacional de saúde de fronteiras do Paraguai, Juan Carlos Coronel; de representantes do Ministério da Saúde; da Itaipu Binacional; do município de Foz do Iguaçu; e da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Brasil celebra nesta quarta-feira o Dia Nacional da Língua Portuguesa
Leia Mais
Começa nesta quarta o Feirão do Cincão da AACC/MS
Leia Mais
Campo Grande recebe primeiro grupo de habilidades DBT voltado ao bem-estar emocional
Leia Mais
Mais de 40 deputados querem revogar decreto sobre educação inclusiva
Municípios