INTERIOR / PONTA PORÃ
Câmara de Ponta Porã aprova Lei que vai nortear elaboração do Orçamento Municipal de 2026
Parlamentares votaram por unanimidade o projeto da LDO, que define as prioridades e diretrizes para os investimentos do próximo exercício fiscal
15/07/2025
13:30
REDAÇÃO
Vereadores aprovaram por unanimidade lei orçamentária que estabelece diretrizes para o orçamento de 2026 @DIVULGAÇÃO
Na última sessão ordinária do semestre, os 17 vereadores da Câmara Municipal de Ponta Porã aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei Nº 16/2025, que trata das Diretrizes para Elaboração da Lei Orçamentária (LDO) do exercício financeiro de 2026. A proposta, de autoria do Poder Executivo, serve como base para a construção do orçamento municipal do próximo ano.
A votação da LDO foi a principal pauta do encerramento das atividades do primeiro semestre legislativo. Conforme o Regimento Interno da Casa de Leis, o projeto foi discutido e votado em duas sessões consecutivas. A tramitação começou com a análise nas comissões temáticas e, posteriormente, seguiu para o Plenário, onde foi deliberado pelos parlamentares.
Um dos destaques do processo foi a realização de uma audiência pública no dia 26 de junho, que contou com a presença do Secretário Municipal de Finanças e Planejamento, Fabrício Cervieri. Durante o evento, foram apresentados dados e esclarecimentos sobre o conteúdo da LDO, além de um novo mecanismo de participação popular promovido pela Prefeitura.
Segundo o secretário, a grande novidade deste ano foi a consulta pública realizada pela internet, que permitiu à população indicar áreas prioritárias para investimento a partir de 2026.
“Ouvimos a população por meio de uma pesquisa online. A maioria apontou o desejo de mais investimentos nos setores de cultura e lazer. Isso nos dá um norte para elaborar uma peça orçamentária mais alinhada aos anseios da sociedade. Também foram mencionados serviços como coleta de lixo, infraestrutura, saúde e educação, que continuam como prioridades, mas foram avaliados positivamente pelos participantes”, destacou Fabrício Cervieri.
O presidente da Câmara, vereador Agnaldo Pereira Lima, ressaltou a importância da LDO e o comprometimento dos vereadores durante o processo de análise e votação.
“Este projeto exigiu uma atenção especial. Todos os vereadores se dedicaram à leitura e ao debate dos itens propostos. Estamos alinhados com o prefeito Eduardo Campos e empenhados em construir, juntos, uma cidade cada vez melhor para viver”, afirmou o parlamentar.
Na apresentação do projeto, o secretário Cervieri também reforçou que a LDO é uma Lei Ordinária que define critérios técnicos e legais para a formulação do Orçamento Municipal, assegurando que os recursos públicos sejam aplicados conforme os planos estratégicos da administração.
“Ela estabelece o regramento legal para a elaboração do Orçamento de 2026. No segundo semestre, encaminharemos à Câmara o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), com base nas diretrizes agora aprovadas”, concluiu.
Com a aprovação da LDO, a administração municipal segue com a preparação da peça orçamentária que será discutida ainda este ano, envolvendo novas etapas de análise técnica e debate público.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hospital de Câncer inaugura 4º andar com apoio do Governo de MS
Leia Mais
Presidente da Câmara participa de solenidade pelos 38 anos do 4º BPM de Ponta Porã
Leia Mais
Campo-grandense vence etapa Centro-Oeste do Prêmio Academia Assaí 2025
Leia Mais
Erros de refração são principal causa de deficiência visual infantil
Municípios