ALMS / #TODOSPORELAS
ALEMS reforça mobilização pelo fim do feminicídio com ação social nas Moreninhas
Ação Cidadania #TodosPorElas será realizada no sábado (19), com mais de 90 serviços gratuitos à população e programação voltada à proteção das mulheres
14/07/2025
07:25
REDAÇÃO
Próxima edição da campanha #TodosPorElas acontece no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande (Foto: Arte colaborativa/Divulgação)
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) participa, no próximo sábado (19), da Ação Cidadania #TodosPorElas, movimento interinstitucional pelo fim do feminicídio e da violência contra as mulheres. O evento será realizado a partir das 8h, no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande.
Gerson Claro: Todos contra o feminicídio em MS @Luciana Nassar
A ação conta com o apoio do Poder Judiciário, Executivo Estadual e Parlamento Estadual, reunindo mais de 90 serviços gratuitos nas áreas de saúde, cidadania, assistência jurídica e social, além de ações culturais, educativas e de bem-estar.
A ALEMS terá um estande especial coordenado pela Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, com distribuição de cartilhas educativas, exibição de vídeos de conscientização e sessões do cinema para mulheres, abordando temas como defesa e combate à violência de gênero.
Mara Caseiro: Mobilização é dever de todos @Luciana Nassar
“Participaremos ativamente da campanha. Teremos materiais sobre as leis em vigor para a proteção das mulheres, além de atividades culturais e informativas. Quero convidar todas a estarem conosco neste dia tão importante — e que não deve se resumir a um só dia. Falar sobre proteção é dever contínuo”, afirmou a deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da Escola do Legislativo.
Um movimento por ações e políticas públicas efetivas
Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas, do TJMS, a campanha #TodosPorElas tem como foco a prevenção do feminicídio e o fortalecimento das redes de apoio e proteção. “O feminicídio não ocorre de forma repentina. É o resultado de uma trajetória de violências silenciosas, que precisam ser interrompidas com escuta qualificada, presença do Estado e ações concretas”, destacou a magistrada.
Entre os serviços ofertados durante o evento estão:
Emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito)
Regularização de CPF e CNPJ
Atendimento jurídico (divórcio, guarda, pensão, reconhecimento de paternidade)
Imunização contra gripe (a partir dos 6 meses de idade)
Atendimento psicológico e avaliação de saúde mental
Bioimpedância, massagens, aferição de pressão
Corte de cabelo, capacitações, ofertas de emprego
Vacinação antirrábica e agendamento de castração para pets
Além disso, haverá ações voltadas ao público infantil e rodas de conversa sobre direitos das mulheres e empoderamento feminino.
ALEMS contra o feminicídio
“Desde o início, a Assembleia se integrou a essa causa com total compromisso institucional. Essa campanha nasce de um esforço conjunto, com apoio do Legislativo, das deputadas, deputados e da sociedade civil, para que a violência contra a mulher seja combatida com firmeza e responsabilidade”, reforçou o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP).
A campanha também conta com a distribuição da cartilha “ALEMS por Elas”, que reúne informações sobre leis de proteção, canais de denúncia, serviços públicos e inclui o livro infantil “Iguana Calada – Uma História de Superação e Liberdade”, da coleção Cidadania é o Bicho, voltado à educação em direitos desde a infância.
Ação acontece no próximo sábado, 19 de julhoArte colaborativa #Todos Por Elas
Serviço:
Data: Sábado, 19 de julho de 2025
Horário: A partir das 8h
Local: Parque Jacques da Luz – Bairro Moreninhas, Campo Grande – MS
Saiba mais: ALEMS Oficial
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova Lei obriga planos de saúde a avisar usuários com TEA antes de suspender atendimento
Leia Mais
Senar/MS lança programa estratégico para fortalecer a presença feminina no agronegócio
Leia Mais
ECA 35 anos: Estatuto reafirma prioridade absoluta à infância e adolescência
Leia Mais
CCJR encerra semestre com 174 projetos apreciados na Assembleia Legislativa de MS
Municípios