ALMS / POLÍTICA
Deputada Mara Caseiro propõe isenção parcial do ICMS sobre ração de cães e gatos em MS
Proposta busca reduzir o custo da alimentação pet, aliviar despesas de famílias e apoiar abrigos e ONGs
10/07/2025
13:00
REDAÇÃO
Deputada Mara Caseiro apresentou requerimento à Sefaz para estudo de inclusão da ração na lista de produtos essenciais com tributação reduzida
A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) protocolou, em 8 de julho, um pedido junto à Secretaria de Fazenda (Sefaz-MS), solicitando a realização de estudos técnicos e financeiros para avaliar a inclusão da ração para cães e gatos na lista de produtos com base de cálculo reduzida do ICMS, condição atualmente aplicada a gêneros alimentícios essenciais.
Em seu requerimento, a parlamentar aponta que a alimentação adequada dos pets ultrapassa o cuidado individual, sendo também uma questão de saúde pública e prevenção de zoonoses.
“Muitas famílias, inclusive de baixa renda, têm dificuldade em manter uma alimentação adequada para seus pets, devido ao preço da ração, que é a forma mais segura e balanceada de alimentação”, afirma Caseiro.
A proposta também destaca os desafios enfrentados por ONGs, protetores independentes e abrigos, que frequentemente lutam para garantir alimento aos animais sob seus cuidados. A deputada defende que a medida traria um grande impacto social, ao diminuir os custos para famílias e entidades protetivas, estimular a adoção responsável e reduzir a sobrecarga institucional.
A parlamentar diz que “não se trata apenas de uma medida econômica. É uma iniciativa com forte apelo social e que reconhece a importância dos animais no cotidiano das famílias” e que, se implementada, poderia “aliviar a sobrecarga de instituições que acolhem animais abandonados”.
O objetivo do requerimento é que a Sefaz avalie a viabilidade legal, econômica e operacional da inclusão da ração pet entre os produtos com tributação diferenciada. Mara Caseiro destaca que, caso apoiada pelo Governo do Estado, a proposta poderá avançar em políticas públicas de cuidado animal, com baixo impacto fiscal e amplos benefícios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas nesta segunda (25)
Leia Mais
Funsat realiza 'Super Quarta' com 150 vagas após feriado em Campo Grande
Leia Mais
Concurso inédito premia os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul durante a Ruraltur MS
Leia Mais
Tarifa de energia mais cara faz crescer procura por lavanderias como alternativa econômica
Municípios