DAKILA PESQUISAS
Ecossistema Dakila firma parceria estratégica com o Instituto de Conhecimento e Pesquisa (ICP)
19/06/2025
13:00
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO
O Ecossistema Internacional Dakila, por meio da Associação Civil Dakila, formalizou no último dia 19 de junho de 2025 um termo de cooperação com o Instituto de Conhecimento e Pesquisa (ICP), em parceria com o CICESP (Centro de Inovação Científica do Estado de São Paulo). A assinatura marca um novo passo rumo à integração de esforços em prol da ciência, da inovação tecnológica e do avanço do conhecimento.
Com o novo acordo, o ICP consolida sua posição como referência nacional em inovação científica, fortalecendo sua rede de parcerias e abrindo caminho para pesquisas interdisciplinares com aplicação direta na sociedade.
“Trata-se de uma união estratégica entre instituições que compartilham a mesma visão de futuro: ciência com propósito, acessível e transformadora”, destacou Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Ecossistema Dakila.
Ciência de fronteira com impacto global
A parceria cria uma sinergia técnico-científica de alto nível, unindo o trabalho consolidado do ICP ao legado de pesquisa avançada e inovação promovido por Dakila, especialmente nas áreas de geociência, biotecnologia, arqueologia e desenvolvimento de novas tecnologias.
O acordo permitirá também a formação de equipes interinstitucionais, intercâmbio de pesquisadores, uso compartilhado de infraestrutura laboratorial e o desenvolvimento de projetos conjuntos, com potencial de impacto em âmbitos nacional e internacional.
“O ICP dá um passo importante ao integrar-se com uma instituição com ampla atuação e reconhecimento como o Ecossistema Dakila. Essa colaboração ampliará horizontes e criará novas possibilidades de avanço para a ciência brasileira”, afirmou em nota a diretoria do Instituto.
Um marco para a ciência brasileira
Além de fortalecer a atuação das instituições envolvidas, a parceria sinaliza uma tendência crescente de integração entre centros de pesquisa independentes e entidades da sociedade civil organizada, em busca de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.

A expectativa é de que os primeiros projetos conjuntos comecem a ser executados já no segundo semestre de 2025, com foco em pesquisa aplicada, inovação sustentável e disseminação do conhecimento.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios