Campo Grande (MS), Domingo, 16 de Novembro de 2025

DAKILA PESQUISAS

Ecossistema Dakila firma parceria estratégica com o Instituto de Conhecimento e Pesquisa (ICP)

19/06/2025

13:00

REDAÇÃO

@DIVULGAÇÃO

O Ecossistema Internacional Dakila, por meio da Associação Civil Dakila, formalizou no último dia 19 de junho de 2025 um termo de cooperação com o Instituto de Conhecimento e Pesquisa (ICP), em parceria com o CICESP (Centro de Inovação Científica do Estado de São Paulo). A assinatura marca um novo passo rumo à integração de esforços em prol da ciência, da inovação tecnológica e do avanço do conhecimento.

Com o novo acordo, o ICP consolida sua posição como referência nacional em inovação científica, fortalecendo sua rede de parcerias e abrindo caminho para pesquisas interdisciplinares com aplicação direta na sociedade.

“Trata-se de uma união estratégica entre instituições que compartilham a mesma visão de futuro: ciência com propósito, acessível e transformadora”, destacou Urandir Fernandes de Oliveira, presidente do Ecossistema Dakila.

Ciência de fronteira com impacto global

A parceria cria uma sinergia técnico-científica de alto nível, unindo o trabalho consolidado do ICP ao legado de pesquisa avançada e inovação promovido por Dakila, especialmente nas áreas de geociência, biotecnologia, arqueologia e desenvolvimento de novas tecnologias.

O acordo permitirá também a formação de equipes interinstitucionais, intercâmbio de pesquisadores, uso compartilhado de infraestrutura laboratorial e o desenvolvimento de projetos conjuntos, com potencial de impacto em âmbitos nacional e internacional.

“O ICP dá um passo importante ao integrar-se com uma instituição com ampla atuação e reconhecimento como o Ecossistema Dakila. Essa colaboração ampliará horizontes e criará novas possibilidades de avanço para a ciência brasileira”, afirmou em nota a diretoria do Instituto.

Um marco para a ciência brasileira

Além de fortalecer a atuação das instituições envolvidas, a parceria sinaliza uma tendência crescente de integração entre centros de pesquisa independentes e entidades da sociedade civil organizada, em busca de soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.

A expectativa é de que os primeiros projetos conjuntos comecem a ser executados já no segundo semestre de 2025, com foco em pesquisa aplicada, inovação sustentável e disseminação do conhecimento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: