RECONHECIMENTO / DAKILA PESQUISAS
Urandir Oliveira toma posse em conselho de honra da ABRAHM e destaca legado científico da Dakila
27/06/2025
08:25
REDAÇÃO
@Divulgação
Na noite desta quarta-feira (26), o fundador e presidente do Ecossistema Internacional Dakila, Urandir Fernandes de Oliveira, foi empossado como membro do Egrégio Conselho da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito (ABRAHM). A cerimônia ocorreu no Auditório André Franco Montoro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), durante a programação especial de comemoração pelos 25 anos da Academia.
Reconhecido por mais de três décadas de atuação em pesquisas interdisciplinares, Urandir assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Pesquisas Avançadas da ABRAHM, órgão que tem como patrono o ex-presidente Juscelino Kubitschek.
“Foi uma honra integrar este distinto conselho e representar todos que fazem parte da jornada de Dakila. Este reconhecimento valida os caminhos que trilhamos com ciência, tecnologia e compromisso com a humanidade”, declarou o comendador durante a cerimônia.
Da pesquisa à ação: legado de inovação
O Ecossistema Dakila, fundado por Urandir, teve origem em uma busca pessoal por respostas sobre a origem da humanidade e o funcionamento do planeta. Hoje, a instituição reúne milhares de associados em quatro continentes, atuando em áreas como geociência, arqueologia, tecnologia, saúde e energias renováveis.
A partir dessa iniciativa, surgiu a Dakila Pesquisas, responsável por descobertas arqueológicas e científicas que desafiam teorias tradicionais. Um dos principais marcos foi a identificação das estruturas de Ratanabá, na Amazônia, com mais de 16 km de ruas e quadras, documentadas com tecnologia LiDAR, além da descoberta de painéis com centenas de gravuras inéditas e da chamada pegada de Ratanabá, com 1,40 metro de comprimento.
A ABRAHM destacou a trajetória de Urandir como exemplo de liderança voltada à ciência aplicada ao bem coletivo. Em fevereiro deste ano, ele já havia sido agraciado com a Comenda Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek. Ontem, durante a posse, recebeu também os Medalhões com a esfinge de Juscelino Kubitschek, símbolo dos membros do conselho da academia.
“Reescrever a história e trazer à luz conhecimentos ocultos é um desafio, mas é também uma missão de responsabilidade social. O conhecimento precisa ser acessível e útil à humanidade”, destacou Urandir.
A cerimônia reuniu autoridades, cientistas e lideranças do setor produtivo, reforçando a relevância do trabalho desenvolvido por Dakila ao longo dos anos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios