MEIO AMBIENTE
TCE-MS participa de simpósio em Corumbá e defende economia circular na gestão pública
Evento integrou a Semana do Meio Ambiente e reuniu especialistas, gestores e comunidade para discutir soluções sustentáveis no Pantanal
04/06/2025
20:00
REDAÇÃO
@DIVULGAÇÃO
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou, na última segunda-feira (2), do 1º Simpósio do Meio Ambiente – “Economia Circular no Pantanal”, realizado em Corumbá, no auditório da Embrapa Pantanal. A iniciativa marcou o início oficial da Semana do Meio Ambiente 2025 na cidade, com programação promovida pela Prefeitura e pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, em parceria com a Embrapa.
Com foco na economia circular, o evento promoveu reflexões sobre práticas sustentáveis de produção e consumo, reunindo representantes do poder público, empresas, universidades, educadores, artesãos e moradores da região.
Economia circular e gestão de resíduos
O TCE-MS foi representado pelo engenheiro sanitarista e ambiental Ruhan Charles da Silva Lima, que proferiu duas palestras sobre políticas públicas e o papel do setor privado na transição para modelos circulares. Ele destacou a importância da gestão eficiente dos resíduos sólidos urbanos, do estímulo à cadeia da reciclagem e da necessidade de inserção da economia circular no planejamento municipal.
“A economia circular propõe um novo paradigma, em que produtos e materiais são reaproveitados continuamente. É uma abordagem que demanda o envolvimento integrado de governos, empresas e sociedade civil”, explicou Ruhan Lima.
Além da função fiscalizadora, o TCE-MS reforçou seu papel como indutor de boas práticas ambientais na gestão pública. Durante o simpósio, foi apresentado o Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal, que orienta processos licitatórios com critérios ambientais e promove o uso de insumos recicláveis ou com certificação sustentável.
O simpósio também contou com rodas de conversa, exposição de artesanato local e apresentação de saberes tradicionais ligados à sustentabilidade pantaneira, reforçando o protagonismo das comunidades na conservação ambiental da região.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios