SAÚDE | CAMPO GRANDE
Mãe denuncia negligência médica após morte da filha de 5 anos em Campo Grande
Sophie Emanuelle morreu após parada cardíaca. Família afirma que houve omissão de socorro e cobra justiça. Santa Casa promete apuração interna.
02/06/2025
08:00
REDAÇÃO
MARIA GORETI
@Reprodução/Redes sociais
A dor da perda se mistura à indignação na casa da pequena Sophie Emanuelle Viana, de 5 anos, que morreu na última quinta-feira (30), após complicações decorrentes de um acidente doméstico. A mãe da criança, Márcia Viana, acusa a Santa Casa de Campo Grande de negligência médica, alegando que a filha não recebeu o atendimento necessário e que “deram apenas morfina para ela morrer aos poucos”.
O caso começou no domingo (25), quando um portão de correr caiu sobre a menina, que foi levada inicialmente à UPA Vila Almeida, onde recebeu os primeiros socorros e foi transferida à Santa Casa por ser cardiopata.
“Eles só davam dipirona. Não ouviram o que eu dizia”
Segundo a mãe, nenhuma ressonância ou exame detalhado foi feito no primeiro atendimento, apenas um raio-x solicitado ainda na UPA. Sophie teria recebido apenas dipirona e, mesmo com queixas de dores, foi liberada em menos de 24h.
De volta para casa, o quadro piorou. Sophie teve febre e vômitos e foi novamente levada à Santa Casa na segunda-feira (26), onde uma tomografia mostrou acúmulo de sangue na cabeça. A família relata que, apesar da gravidade, novos exames não foram solicitados.
Na quinta-feira (30), Sophie sofreu uma parada cardíaca, foi entubada e, após nova avaliação com um neurologista, foi indicada para cirurgia de emergência. No entanto, ela teve uma nova parada durante o procedimento e não resistiu.
Dor e revolta nas redes sociais
Pelas redes sociais, a mãe desabafou:
“Eu como mãe sei quantas vezes falei para os médicos e enfermeiros que ela não estava bem. Ela estava com dor e eles só metiam dipirona nela em vez de fazer uma ressonância. Ficaram dando morfina para ela morrer na dor. Sei o quanto minha filha sofreu. Ela não merecia isso. Nada vai trazer ela de volta pra mim. A minha dor é imensa”.
Outros familiares, como Valdenice Viana, tia da criança, também manifestaram indignação:
“Que a Justiça seja feita. Que os culpados paguem pela negligência e omissão de socorro”.
Já Gal Viana, também parente, fez um apelo:
“Que a enfermagem e a classe médica tenham mais um pouco de cuidado ao lidar com vidas humanas. Perca é inesquecível. Sofremos um vazio que não se preenche”.
O que diz a Santa Casa
Em nota oficial, a Santa Casa de Campo Grande lamentou profundamente o ocorrido e informou que instaurou uma investigação interna para apurar as circunstâncias da morte. O hospital alegou que a paciente:
Passou por diversos exames;
Foi avaliada por diferentes especialistas nas duas ocasiões em que esteve internada;
Foi liberada na primeira vez sem sinais clínicos preocupantes, após observação;
Retornou cerca de 10 horas depois, já com agravamento, e foi atendida novamente de forma imediata.
O corpo foi encaminhado para necropsia, e o hospital afirma acompanhar de perto o caso:
“Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e com a prestação de um atendimento de qualidade. Mais uma vez, lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e amigos”, diz a nota.
Justiça e investigação
O caso deve ser encaminhado às autoridades competentes. A família cobra apuração rigorosa e punição de eventuais responsáveis, citando omissão de socorro e falhas no protocolo de atendimento de uma paciente em situação crítica.
A comoção pública cresce nas redes sociais, com pedidos por justiça em nome da pequena Sophie.
Nota de pesar
A morte de uma criança é uma dor irreparável. Que Sophie Emanuelle Viana seja lembrada não apenas como uma vítima, mas como um chamado urgente à responsabilidade, empatia e melhoria no cuidado com a vida humana.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Agrinho inspira estudante de Corguinho a vencer a timidez e descobrir o mundo da comunicação
Leia Mais
Outubro Rosa: ALEMS reforça conscientização e prevenção como caminhos para vencer o câncer de mama
Leia Mais
Dia Mundial da Saúde Mental reforça importância do cuidado emocional e psicológico
Leia Mais
Ministério Público de Goiás entra com ação contra empresa de Virginia Fonseca por práticas abusivas
Municípios