INCLUSÃO DIGITAL
Governo Federal doou 60 mil computadores e acelera a inclusão digital
Iniciativa já realizou a capacitação profissional tecnológica de 53 mil brasileiros
26/05/2025
14:00
ASSECOM
Em maio, o Governo Federal alcançou uma marca inédita com o Programa Computadores para Inclusão: 60 mil computadores doados para projetos de inclusão digital em todas as regiões do Brasil, por meio do Ministério das Comunicações. O número representa muito mais do que equipamentos – ele simboliza oportunidades reais de transformação na vida de mais de 53 mil pessoas. Somente em 2024, foram entregues 10 mil computadores, o maior volume anual desde a criação do programa federal, em 2010. Para 2025, a meta é ainda mais ambiciosa: dobrar esse total.
De acordo com o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, este é o cumprimento da tarefa dada pelo presidente Lula. “A missão é clara: levar inclusão digital a todos os brasileiros. “Estamos falando de uma política pública que rompe barreiras geográficas e sociais, com impacto real na vida das pessoas. Vamos seguir ampliando este programa para fazer, cada vez mais, a diferença na vida de brasileiros e brasileiras”, disse.
O Programa Computadores para Inclusão tem como base a economia circular: equipamentos obsoletos de órgãos públicos são recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), ganham nova vida útil e são destinados a escolas públicas, associações, centros socioeducativos, penitenciárias, comunidades indígenas, quilombolas, além de áreas rurais e remotas.
O grande diferencial da iniciativa é que os próprios alunos dos cursos de capacitação dos CRCs que realizam a recuperação das máquinas, aprendendo uma profissão e abrindo novas portas para o mercado de trabalho.
MUDAR VIDAS – A iniciativa não apenas entrega computadores: entrega futuros. Antes de participar do programa, a cearense Sarah Farias, de 20 anos, não tinha acesso a tecnologias. Hoje, graças ao curso ofertado pelo CRC de Fortaleza (CE), está empregada e cursando engenharia com bolsa universitária. “Foi meu primeiro contato com o computador. A doação desses computadores e a oferta de capacitação mudaram minha vida”, emocionou-se.
No estado vizinho, a piauiense Lucivânia Silva aprendeu o básico da informática e já consegue gerar renda extra para complementar o trabalho do marido, agricultor. Funcionária de uma escola pública, antes ela realizava apenas tarefas manuais, por não saber utilizar o computador. “É uma sensação muito boa sair da instabilidade, do zero em informática, e já conhecer o básico. Só de digitar o 'L' de Lucivânia já foi muito interessante”, contou.
Já a amazonense Érica Lima, ex-catadora de material reciclável em Manacapuru (AM), é um verdadeiro exemplo de superação. O primeiro aparelho eletrônico a que teve acesso foi um celular encontrado em um aterro sanitário. Hoje, formada pelo Programa, está empregada e cursa faculdade de enfermagem. “Meu sentimento é de gratidão. Foi onde eu comecei minha trajetória”, relatou.
O PROGRAMA – Além das 60 mil máquinas doadas, o Programa Computadores Para Inclusão já criou 5,1 mil laboratórios de informática em escolas e associações em 1,2 mil municípios brasileiros. Também tem impacto direto na qualificação profissional: mais de 53 mil alunos foram formados em cursos de informática, manutenção e novas tecnologias.
“A inclusão digital é uma ponte para o futuro”, disse Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações. “Cada computador doado representa uma oportunidade concreta de transformação na vida das pessoas. Ao recuperar equipamentos e levá-los a quem mais precisa, o programa não apenas promove cidadania, mas também capacita, gera renda e amplia horizontes.”
A atuação do Governo Federal também contribui com a preservação do meio ambiente. Os CRCs já deram destinação adequada a mais de 9 mil toneladas de resíduos eletrônicos, ultrapassando a marca de 1 milhão de equipamentos descartados de forma sustentável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente da Alems critica decisão judicial que suspendeu nomeação de Carlos Alberto Assis na AGEMS
Leia Mais
7 Burger confirma presença no 3º Festival do Hambúrguer em Campo Grande com lanche exclusivo
Leia Mais
Suzano oferece 20 vagas para inclusão de jovens na carreira de manutenção em Três Lagoas (MS)
Leia Mais
TRE-MS rejeita pedido de cassação da Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes
Municípios