Campo Grande (MS), Domingo, 06 de Julho de 2025

DETRAN/INTERIOR

Aos 101 anos, morador de Camapuã renova CNH e segue como condutor mais idoso de MS

Prepare-se para se emocionar com a história de Ranulfo Custódio Alves, um exemplo vivo de autonomia, lucidez e amor pela liberdade.

19/05/2025

07:00

REDAÇÃO

Fotos: Rachid Waqued

Com olhos marejados e sorriso confiante, o senhor Ranulfo Custódio Alves, de 101 anos, emocionou a equipe do Detran-MS ao renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta quinta-feira (15), em Camapuã, município onde vive desde 1941. Próximo de completar 102 anos no fim deste mês, ele mantém o título de condutor ativo mais idoso de Mato Grosso do Sul.

Habilitado há 65 anos, Ranulfo chegou sozinho à Agência do Detran-MS, dirigindo sua caminhonete Ford F-1000. “Vou conseguir renovar por quanto tempo?”, perguntou ele, ansioso, pouco antes de realizar o exame médico. Sua dúvida, mais do que técnica, carregava o peso de quem valoriza a liberdade de ir e vir.

E ele conseguiu: renovação aprovada até 2028, com validade de 3 anos, conforme a legislação atual para condutores acima de 70 anos. O médico examinador Osvaldo Góis Figueiredo se emocionou com o atendimento:

“A idade que você tem, lucidez e vontade de viver é admirável. Estou muito feliz e orgulhoso de fazer o exame de um caboclo bom como você. Mas lembra sempre: quando for dirigir, tem que estar de óculos!”, destacou.

Uma vida de independência e lucidez

Nascido em 27 de maio de 1923, em Três Lagoas, Ranulfo mudou-se ainda jovem para Camapuã, onde construiu patrimônio, família e respeito. Pai de sete filhos, avô, bisavô e tataravô, ele mantém uma rotina ativa entre cidade, fazenda e a casa da filha caçula, em Campo Grande.

“Hoje eu estou fazendo tudo pra ficar no lugar que eu gosto. Camapuã não está bom? Eu vou pra fazenda. Fazenda não está bom? Eu vou pra Campo Grande. Eu não fico parado, sou impaciente”, brinca.

O lazer também é prioridade: “Gosto de pescar em Corumbá. Faço questão de mencionar os navios da Joice, que é uma grande amiga”.

Prudência no volante e exemplo de vida

Com fala mansa e ideias claras, Ranulfo explica o porquê de manter a habilitação ativa:

“Pra mim, o importante é ter minha vida com liberdade. Meus filhos querem que eu tenha motorista, mas eu não sou homem de esperar. Se combino às 7h, não aceito que chegue às 9h.”

Dirigir, para ele, é sinônimo de responsabilidade: “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda”.

Seu conselho aos mais jovens:

“Tenham fé, respeitem o próximo e a família. Sou escravo da minha obrigação, gosto de andar certo e respeito a lei.”

Condutores com mais de 90 anos em MS

Dados do Detran-MS apontam que o estado tem 208 condutores com mais de 90 anos que renovaram a CNH nos últimos cinco anos. De janeiro a abril deste ano, 15 condutores acima dos 90 anos já passaram pela renovação. Ranulfo é o mais velho entre eles, seguido por uma senhora em Campo Grande e outro condutor de Bela Vista.

Pessoas com mais de 70 anos têm 70% de desconto na taxa de renovação da CNH. Entre 60 e 69 anos, o desconto é de 50%.

A filha caçula de Ranulfo, Renata Alves, se emocionou ao saber que o pai havia sido aprovado no exame médico e enviou uma mensagem de gratidão à equipe do Detran-MS:

“Agora está todo mundo gritando de alegria e felicidade. Muito obrigada pelo carinho de vocês com meu pai. Vocês estão de parabéns por tratarem os idosos com dignidade. Através de vocês, sou fã número 1 do Detran-MS.”


“Até daqui a três anos”

Antes do exame, Ranulfo, com o dedo apontado para o céu, brincou com a equipe:

“Se eu passar, vai ser por três anos? Então vocês vão voltar aqui daqui a três anos. Vão dizer: vamos lá, o véinho vai renovar de novo.”

E tudo indica que sim — o “véinho” vai renovar de novo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: