SAÚDE ANIMAL/ECONOMIA
Após 1º caso de gripe aviária, China, União Europeia e Argentina suspendem importações de frango do Brasil
Suspensões ocorrem após confirmação de contaminação em granja no Rio Grande do Sul; impacto atinge exportações de todos os estados para alguns mercados
16/05/2025
15:50
REDAÇÃO
MARIA GORETI
@REPRODUÇÃO
Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), nesta quinta-feira (15), países como China, União Europeia e Argentina anunciaram a suspensão das importações de carne de frango do Brasil.
Segundo o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, tanto a China quanto a União Europeia determinaram a interrupção das exportações de todo o território nacional.
Já para outros países, como Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Filipinas e Arábia Saudita, há acordos regionalizados, o que permite suspensões limitadas apenas à área afetada — seja um município, estado ou região específica.
A Argentina, por meio da agência sanitária estatal Senasa, confirmou nesta sexta-feira (16) a suspensão imediata da importação de produtos e subprodutos avícolas provenientes do Brasil.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou mais cedo que, conforme protocolo de segurança firmado com o país asiático, a China deixará de importar carne de frango brasileira por 60 dias.
A suspensão levanta preocupações no setor produtivo brasileiro, já que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. As autoridades sanitárias seguem monitorando e reforçando as medidas de contenção e segurança biológica nas granjas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Presidente do TJMS e juiz de Anastácio são finalistas do Prêmio Inovação J.Ex 2025
Leia Mais
Morre Paula Proença Castela Ribeiro, prima da cantora Ana Castela, em Cuiabá
Leia Mais
Fies 2025 abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes
Leia Mais
Governo de MS reúne secretariado em balanço de metas de 2025 e planejamento de ações para 2026
Municípios