SAÚDE ANIMAL/ECONOMIA
Após 1º caso de gripe aviária, China, União Europeia e Argentina suspendem importações de frango do Brasil
Suspensões ocorrem após confirmação de contaminação em granja no Rio Grande do Sul; impacto atinge exportações de todos os estados para alguns mercados
16/05/2025
15:50
REDAÇÃO
MARIA GORETI
@REPRODUÇÃO
Após a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial em Montenegro (RS), nesta quinta-feira (15), países como China, União Europeia e Argentina anunciaram a suspensão das importações de carne de frango do Brasil.
Segundo o secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Marcel Moreira, tanto a China quanto a União Europeia determinaram a interrupção das exportações de todo o território nacional.
Já para outros países, como Japão, Emirados Árabes, Reino Unido, Filipinas e Arábia Saudita, há acordos regionalizados, o que permite suspensões limitadas apenas à área afetada — seja um município, estado ou região específica.
A Argentina, por meio da agência sanitária estatal Senasa, confirmou nesta sexta-feira (16) a suspensão imediata da importação de produtos e subprodutos avícolas provenientes do Brasil.
O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, confirmou mais cedo que, conforme protocolo de segurança firmado com o país asiático, a China deixará de importar carne de frango brasileira por 60 dias.
A suspensão levanta preocupações no setor produtivo brasileiro, já que o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. As autoridades sanitárias seguem monitorando e reforçando as medidas de contenção e segurança biológica nas granjas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara vota projeto que prevê R$ 6,97 bilhões para Campo Grande no próximo ano
Leia Mais
Governo reforça estratégia de imunização com dez unidades móveis em MS
Leia Mais
Antes de viajar: confira trechos com obras na BR-163/MS nesta sexta-feira (12/12)
Leia Mais
Com apoio da Arauco, Imasul inaugura Centro de Triagem de Animais Silvestres em Três Lagoas
Municípios