CAPITAL
Câmara celebra Dia do Povo Paraguaio com sessão solene
15/05/2025
07:45
ASSECOM
A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, na noite de quarta-feira, dia 14, Sessão Solene comemorativa ao Dia do Povo Paraguaio. A solenidade foi proposta pelo vereador Flávio Cabo Almi. Foram 39 homenageados pelas suas contribuições com o povo paraguaio.
O vereador Flavio Cabo Almi destacou o objetivo de não apenas homenagear, mas “reconhecer o povo paraguaio como trabalhadores, pelo legado na história e cultura no Estado”. Ele recordou que logo que assumiu seu mandato na Câmara neste ano, buscou junto à presidência realizar esta sessão solene, recordando o legado de seu pai Cabo Almi, ex-vereador e ex-deputado estadual, que faleceu em 2021. “Fui criado na Colônia Paraguaia, tenho orgulho de falar dessa cultura”, ressaltou.
Em nome dos homenageados, Domingos Marciano Fretes falou da emoção em celebrar essa “data importante não só para os paraguaios e descendentes, mas para todos que de maneira ou outra tiveram a vida entrelaçada na cultura e amizade entre as nações”. Ele recordou as várias contribuições dos paraguaios no País. “Trouxeram a força do trabalho, a riqueza de suas tradições, a diversidade da gastronomia e sabedoria que permanece viva. São peças essenciais progresso dessa terra. Paraguai chegou nessa terra e contribuiu muito”, finalizou.
O presidente da Associação Colônia Paraguaia, Ricardo José Zelada, agradeceu ao vereador Flávio Cabo Almi por dar continuidade a essa homenagem, que era prestada pelo seu pai Cabo Almi. Ele recordou o papel da entidade, que busca manter tradições e costumes paraguaios. “Nossos costumes são fortes e hoje a identidade sul-mato-grossense é formada por uma soma de culturas, mas, sem dúvida, a paraguaia é a mais forte”, disse. Ele recordou hábitos que já enraizaram na identidade do sul-mato-grossense, como o tereré, a chipa, a sopa paraguaia, a polca e o chamamé.
“Hoje nos orgulhamos de sermos paraguaios. Resgatamos nosso valor. Somos da raça guarani”, disse Albino Romeiro, conselheiro e fundador da Associação Colônia Paraguaia. Ele destacou a união de Brasil e Paraguai, que será ainda maior com a Rota Bioceânica, lembrou da fronteira seca, e da escola bilíngue em Coronel Sapucaia e Capitan Bado. “Nossa gratidão à Câmara, a todos os vereadores, parabéns a todos os homenageados, e aos nossos antepassados que lutaram pela Independência do Paraguai”.
O secretário executivo de Cultura, Valdir Gomes, falou representando a prefeita Adriane Lopes. “É muito importante homenagear esse povo em vida. Quero desejar a cada homenageado sabedoria para ter uma vida ainda melhor em Campo Grande”, disse.
O vereador Flávio Cabo Almi dedicou ainda a solenidade ao advogado Silvio Canteiro, que foi vice-presidente da Associação Colônia Paraguaia e faleceu no mês passado. Seu trabalho na advocacia e para manter as tradições paraguaias foi lembrado durante o evento.
Solenidade – A Sessão Solene foi instituída pela Resolução 1.251/17, prevendo que no dia 14 de maio de cada ano a Câmara Municipal realizará uma Sessão Solene comemorativa ao Dia do Povo Paraguaio no município de Campo Grande. Já a Lei 5.629/15 insere no calendário de datas comemorativas do Município de Campo Grande o Dia do Povo Paraguaio. A Independência do Paraguai é celebrada nos dias 14 e 15 de maio.
ANDRÉ SALINEIRO – HORACIO GONÇALVES e ASTYR GOMES DA SILVA VIEIRA COELHO
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – ILDEFONSO MATIAS DA SILVA
FÁBIO ROCHA – HELOÁ GALAN NANTES
HERCULANO BORGES – EDINO LOPES ACUÑA e JOÃO FREITAS MARTINEZ
JEAN FERREIRA – VALENTINA DIAS DA SILVA e LUIZA PENAJO BENITES JARA
JUNIOR CORINGA – GERMANO MACIEL e MARILENE AQUINO NETO
LANDMARK – DANIEL MARTINS GONÇALEZ e LUCILIA CORVALAN
LEINHA – ODI PERLA RODRIGUEZ e FERNANDO CESAR ESQUIVEL
LUIZA RIBEIRO – TOMAZIA OCAMPOS DA COSTA DIAS e MARIA MERCEDES SOTERA
MAICON NOGUEIRA – MIGUEL PALACIOS RODRIGUES
MARQUINHOS TRAD – LUIS GILBERTO SARACHO e JULIO CESAR ROTELA ENCIZO
NETO SANTOS – ALBA ESTELA MARTINEZ e MIGUEL ANGEL RODRIGUEZ
PROF. JUARI – ELZA ANTONIO ROMEIRO, JOANA ARGUELHO DA COSTA e MIGUEL ANGELO VILA MAIOR
PROF. RIVERTON – CARMEM GIL
RAFAEL TAVARES- CRISTOVAM GONÇALVES
RONILÇO GUERREIRO – OSCAR ALEXIS FRANCO e BANDA DE MUSICA DA BASE DE ADMINISTRAÇÃO E APOIO DO CMO – regente 1° tenente Calebe Tavares Flor
VETERINÁRIO FRANCISCO – ARISTIDES CORDEIRO e LUIZ ERNESTO CÁCERES FRANCO
WILSON LANDS – MARILENA MARTINS
FLÁVIO CABO ALMI – CLÉBER AUGUSTO SEGÓVIA, CARLOS ALBERTO DE ASSIS e REINALDO AZAMBUJA SILVA
MESA DIRETORA – ANNELISE MASSANI ROMERO CAVALCANTE, NEIDE ROMERO, DOMINGOS MARCIANO FRETES, AURO ADÃO DA ROCHA e GLADES BELIM BENITEZ CARRERA DA CUNHA
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS ao Vivo: forró de João Gomes será a atração de 13 de julho no Parque das Nações Indígenas
Leia Mais
Saúde mental será tema de Audiência Pública na Câmara de Campo Grande no dia 23
Leia Mais
Cassems inaugura laboratório próprio com três unidades exclusivas para beneficiários em Campo Grande
Leia Mais
Com parque, roda gigante e cinema, feriado com diversão garantida é no Shopping Campo Grande
Municípios