INTERIOR
Laguna Carapã celebra 33 anos com avanços em saneamento, infraestrutura e tradição agrícola
28/04/2025
07:00
REDAÇÃO
@AlavaroResende
O município de Laguna Carapã, no sul de Mato Grosso do Sul, celebrou neste domingo (27) seus 33 anos de emancipação político-administrativa com importantes conquistas na área de infraestrutura e saneamento básico. Atualmente, a cidade alcançou 90% de cobertura dos serviços de tratamento de esgoto e conta com obras de pavimentação e drenagem em diversas vias urbanas, consolidando um cenário de desenvolvimento e qualidade de vida para seus 6,7 mil moradores.
Durante a comemoração, realizada no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico, o governador Eduardo Riedel destacou os mais de R$ 205 milhões investidos pelo Governo do Estado em melhorias estruturais nos últimos dois anos. Riedel esteve presente ao lado da primeira-dama Mônica Riedel, secretários estaduais e parlamentares para participar da tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, um dos eventos mais marcantes do calendário oficial do Estado.
“Estamos perto de universalizar a cobertura de esgoto em Laguna Carapã, que já chega a 90%. É um grande salto de desenvolvimento, aliado à valorização das nossas tradições culturais”, afirmou o governador.
A Festa do Pé de Soja Solteiro, além de marcar o aniversário da cidade, é um evento que movimenta o setor produtivo e a comunidade regional. Um de seus destaques é o concurso do pé de soja com maior número de vagens, que reúne participantes de diversas regiões do Brasil, evidenciando o protagonismo agrícola de Laguna Carapã. Segundo a Aprosoja/MS, o município dedica mais de 128 mil hectares ao cultivo da soja, com uma estimativa de produção de 41,47 sacas por hectare nesta safra.
O prefeito Itamar Bilibio também enfatizou os investimentos aplicados nos últimos anos, somando mais de R$ 120 milhões em recursos municipais e estaduais. “Se compararmos com cidades de grande porte, o volume de recursos destinados aqui é expressivo e demonstra o compromisso com a população”, comentou.
Localizado próximo à fronteira com o Paraguai, Laguna Carapã é composta por seus distritos Carapã, Bocajá e Bom Fim, e preserva suas raízes culturais, inclusive em seu nome, que vem do guarani e significa “Lagoa Torta”, em referência à lagoa que marca a paisagem local. Criado pela Lei nº 1.261, de 22 de abril de 1992, o município foi desmembrado de Ponta Porã e desde então vem consolidando seu espaço como referência na produção agrícola e na gestão pública eficiente.
Riedel ainda lembrou dos investimentos que Laguna Carapã recebeu nos últimos anos. “Nós estamos perto de universalizar a cobertura de esgoto que já se encontra em 90%”, completou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lei: Multas de trânsito leves e médias podem ser convertidas em advertência
Leia Mais
Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta terça-feira
Leia Mais
Pesquisadora gaúcha é reconhecida como talento mundial na luta contra o Alzheimer e ganha bolsa para Harvard
Leia Mais
Prefeitura promove “ForCampo” na Escola Municipal Agrotécnica André Capelli
Municípios