CAPITAL/MÚSICA/ARTE&CULTURAL
Xande de Pilares emociona Campo Grande com show gratuito ao lado da Orquestra Sinfônica
Encontro entre samba e orquestra emociona 15 mil pessoas em Campo Grande
28/04/2025
07:00
REDAÇÃO
@Maria Goreti
Uma noite de celebração à música brasileira reuniu 15 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, no domingo (27), com o espetáculo gratuito do projeto Vivo Música. O sambista Xande de Pilares, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal e pelo grupo Sampri, protagonizou um dos momentos mais marcantes do calendário cultural da capital sul-mato-grossense em 2025.
A apresentação começou com o grupo campo-grandense Sampri, formado pelas irmãs Magally, Luciana e Renatinha, que levaram ao palco o peso de 20 anos de carreira no samba feminino. Em homenagem a Gilberto Gil, embalaram o público com “Andar com fé” e “Toda menina baiana”, além de composições autorais e releituras de clássicos como “Só quero um xodó”.
Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, sob a batuta do maestro Eduardo Martinelli, encantou o público com peças de Mozart, Brahms e Verdi, e surpreendeu ao incorporar instrumentos da cultura regional, como a viola caipira e a viola de cocho.
O ponto alto da noite veio com a entrada de Xande de Pilares, que iniciou sua participação com duas músicas autorais ao lado da orquestra: “Clareou” e “O show tem que continuar”. Depois, deu voz a composições do aclamado álbum "Xande Canta Caetano", vencedor do Grammy Latino, emocionando o público com interpretações de “Tigresa”, “Qualquer Coisa”, e “Trilhos Urbanos”.
O sambista também homenageou seu mentor Arlindo Cruz, cantando “Salgueiro” e “Tá Escrito”. Ao final, foi ovacionado:
“A gente não pode deixar de viver. Uma salva de palmas para a vida e para cada um de vocês aqui presentes”, declarou, emocionado.
Com o selo Evento Neutro Verde, o show teve suas emissões de carbono compensadas, considerando transporte de público, produção e montagem, em parceria com a consultoria Eccaplan.
O projeto Vivo Música tem como missão democratizar o acesso à cultura com shows gratuitos ao ar livre. Em dois anos, já passou por cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém e Porto Alegre, promovendo encontros entre grandes artistas nacionais e orquestras locais. Com mais de 140 mil pessoas alcançadas presencialmente e 64 milhões impactadas nas redes sociais, o projeto reforça o compromisso da Vivo com a cultura e a pluralidade artística do Brasil.
Sobre a Vivo
A Vivo apoia diversas iniciativas culturais e é hoje uma das maiores incentivadoras da cultura no País. A empresa realiza, há 20 anos, importantes investimentos no âmbito da música, artes cênicas e visuais em território nacional, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura. Com o propósito de “Digitalizar para Aproximar”, a empresa busca conectar cada vez mais pessoas com a arte, levando a elas conteúdos e experiências construtivas e de qualidade, onde quer que estejam. A marca é patrocinadora de grandes eventos culturais pelo país, como os festivais Lollapalooza e The Town, em São Paulo, Galo da Madrugada, em Recife, Festival de Parintins, no Amazonas, e Festival de Çairé, no Pará.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Dia do Trabalhador: Operação da CCR MSVia prevê 320 mil veículos na BR-163/MS
Leia Mais
Grupo Sampri homenageia Gilberto Gil e abre Projeto “O Vivo Música” com noite de emoção e grandes encontros musicais em Campo Grande
Leia Mais
MEC proíbe cursos 100% EAD em Engenharia e Saúde
Leia Mais
Projeto de Rinaldo institui Medalha e Diploma “Arquiteto Urbanista Celso Costa”
Municípios