CAPITAL/MÚSICA/ARTE&CULTURAL
Xande de Pilares emociona Campo Grande com show gratuito ao lado da Orquestra Sinfônica
Encontro entre samba e orquestra emociona 15 mil pessoas em Campo Grande
28/04/2025
07:00
REDAÇÃO
@Maria Goreti
Uma noite de celebração à música brasileira reuniu 15 mil pessoas no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, no domingo (27), com o espetáculo gratuito do projeto Vivo Música. O sambista Xande de Pilares, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Municipal e pelo grupo Sampri, protagonizou um dos momentos mais marcantes do calendário cultural da capital sul-mato-grossense em 2025.
A apresentação começou com o grupo campo-grandense Sampri, formado pelas irmãs Magally, Luciana e Renatinha, que levaram ao palco o peso de 20 anos de carreira no samba feminino. Em homenagem a Gilberto Gil, embalaram o público com “Andar com fé” e “Toda menina baiana”, além de composições autorais e releituras de clássicos como “Só quero um xodó”.
Em seguida, a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, sob a batuta do maestro Eduardo Martinelli, encantou o público com peças de Mozart, Brahms e Verdi, e surpreendeu ao incorporar instrumentos da cultura regional, como a viola caipira e a viola de cocho.
O ponto alto da noite veio com a entrada de Xande de Pilares, que iniciou sua participação com duas músicas autorais ao lado da orquestra: “Clareou” e “O show tem que continuar”. Depois, deu voz a composições do aclamado álbum "Xande Canta Caetano", vencedor do Grammy Latino, emocionando o público com interpretações de “Tigresa”, “Qualquer Coisa”, e “Trilhos Urbanos”.
O sambista também homenageou seu mentor Arlindo Cruz, cantando “Salgueiro” e “Tá Escrito”. Ao final, foi ovacionado:
“A gente não pode deixar de viver. Uma salva de palmas para a vida e para cada um de vocês aqui presentes”, declarou, emocionado.
Com o selo Evento Neutro Verde, o show teve suas emissões de carbono compensadas, considerando transporte de público, produção e montagem, em parceria com a consultoria Eccaplan.
O projeto Vivo Música tem como missão democratizar o acesso à cultura com shows gratuitos ao ar livre. Em dois anos, já passou por cidades como Rio de Janeiro, Goiânia, Fortaleza, Belém e Porto Alegre, promovendo encontros entre grandes artistas nacionais e orquestras locais. Com mais de 140 mil pessoas alcançadas presencialmente e 64 milhões impactadas nas redes sociais, o projeto reforça o compromisso da Vivo com a cultura e a pluralidade artística do Brasil.
Sobre a Vivo
A Vivo apoia diversas iniciativas culturais e é hoje uma das maiores incentivadoras da cultura no País. A empresa realiza, há 20 anos, importantes investimentos no âmbito da música, artes cênicas e visuais em território nacional, com o objetivo de ampliar e democratizar o acesso dos brasileiros à cultura. Com o propósito de “Digitalizar para Aproximar”, a empresa busca conectar cada vez mais pessoas com a arte, levando a elas conteúdos e experiências construtivas e de qualidade, onde quer que estejam. A marca é patrocinadora de grandes eventos culturais pelo país, como os festivais Lollapalooza e The Town, em São Paulo, Galo da Madrugada, em Recife, Festival de Parintins, no Amazonas, e Festival de Çairé, no Pará.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Funsat oferece 1.215 vagas de trabalho em 144 profissões na Capital
Leia Mais
UEMS oferece aulões online gratuitos para reforçar estudos na reta final do vestibular
Leia Mais
Frente fria provoca instabilidade e coloca Mato Grosso do Sul em alerta de tempestade
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Municípios