Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

PESQUISA

Páscoa deve movimentar R$ 396 milhões e aquece o comércio em MS

Pesquisa feita pelo Sebrae/MS e IPF-MS apontam que a maioria dos consumidores pretende celebrar a data e adquirir produtos

31/03/2025

09:00

ASSECOM

Os produtos mais desejados para a Páscoa são os tradicionais ovos de chocolate, preferência de 83% dos consumidores, de acordo com a pesquisa

Páscoa de 2025 promete impulsionar significativamente a economia de Mato Grosso do Sul, com uma movimentação estimada em R$ 396 milhões, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae/MS e pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS). Esse montante representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior, impulsionado tanto pela intenção de compra de presentes quanto pelas comemorações da data.

Para o presidente do Sistema Fecomércio e conselheiro do Sebrae/MS, Edison Araújo, os dados reforçam a relevância da Páscoa para o setor varejista do Estado. “O crescimento na intenção de consumo demonstra a importância da data para o comércio local. É um momento estratégico para os empresários investirem em promoções e variedade de produtos, atendendo às necessidades do consumidor”, afirma.

De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores pretendem comprar ovos de chocolate ou produtos similares, com um gasto médio de R$ 188,00. Já 63% dos entrevistados afirmam que vão celebrar a Páscoa, destinando, em média, R$ 214,00 para a comemoração.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, a pesquisa evidencia o potencial de vendas para os empreendedores. Com mais da metade dos consumidores planejando celebrar a ocasião e adquirir produtos para presentear, ele destaca a necessidade de os empresários se prepararem para o período.

“Esses dados reforçam a importância da data para o comércio local e mostram que a tradição continua sendo um fator determinante no comportamento dos consumidores. Para os empreendedores, este é um excelente momento para investir em produtos de qualidade, oferecer condições de pagamento atrativas e apostar em estratégias que destaquem seus diferenciais frente à concorrência”, pontua Maciel.

Quando o assunto é local de compra, a grande maioria, 77%, pretende adquirir os produtos no centro da cidade, enquanto 27% optam pelos comércios nos bairros. Os supermercados são os estabelecimentos mais procurados, escolhidos por 65% dos consumidores, seguidos pelas lojas especializadas, que atraem 46% do público.

Os produtos mais desejados para a Páscoa são os tradicionais ovos de chocolate, preferência de 83% dos consumidores, seguidos por caixas de bombons, com 21%, e ovos caseiros, escolhidos por 19% dos entrevistados. No momento da decisão de compra, a qualidade do produto se destaca como principal fator para 65% das pessoas, enquanto 33% optam por marcas que já conhecem.

A economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, ressalta que, apesar da alta na movimentação total, os consumidores estão mais criteriosos com os gastos. “Observamos um comportamento mais cauteloso, em que o consumidor busca alternativas para economizar, seja comprando ovos caseiros, pesquisando preços ou aproveitando condições de pagamento facilitadas”, explica.

Os atrativos financeiros também influenciam as decisões de compra. Descontos para pagamento à vista são determinantes para 71% dos consumidores, enquanto 33% valorizam a possibilidade de parcelamento no cartão de crédito. A pesquisa de preço também se mostra essencial, com 56% das pessoas buscando o melhor custo-benefício antes de realizar suas compras, sendo que 63% farão essa pesquisa presencialmente.

Além das compras, a Páscoa é um momento de celebração. A maioria, 81%, pretende comemorar a data reunindo a família e os amigos para preparar uma refeição especial, enquanto 8% escolheram celebrar na igreja. O cardápio tradicional também se mantém presente: 80% das pessoas que vão comemorar a Páscoa afirmam que o peixe será um dos pratos principais da celebração.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de março de 2025, ouvindo 1.982 consumidores em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Clique aqui e confira a pesquisa na íntegra.


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