Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

DOURADOS

Vereadores apoiam redirecionamento de recurso do PAC para construção do Hospital Municipal

Decisão se baseia na insuficiência da atual estrutura do Hospital da Vida para suprir a demanda de pacientes

31/03/2025

07:45

ASSECOM

@Valdenir Rodrigues/CMD

A Câmara Municipal de Dourados manifestou seu apoio à solicitação da Prefeitura para a alteração da Proposta nº 020436/2024, que busca redirecionar o recurso originalmente destinado à construção de uma Unidade de Atenção Especializada em Saúde (Maternidade Tipo II - PAC Saúde) para a construção de um novo prédio para o Hospital da Vida.

A decisão considera a importância do Hospital da Vida como principal referência para atendimentos de urgência e emergência não apenas em Dourados, mas também para outros 34 municípios da região de saúde, atendendo uma população de quase 900 mil habitantes. A estrutura atual da unidade de saúde tem se mostrado insuficiente para suprir a demanda crescente de pacientes, especialmente em setores críticos como o centro cirúrgico, que conta com apenas três salas operatórias e equipamentos obsoletos.

Além disso, a cidade já dispõe de um serviço de maternidade no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), que está em processo de ampliação. A manutenção de duas maternidades no município poderia gerar concorrência por profissionais especializados, o que comprometeria a qualidade do atendimento.

Outro fator determinante para o apoio dos vereadores ao redirecionamento do recurso é a existência de uma ação judicial movida pelo Ministério Público Federal (processo nº 5000182-82.2018.4.03.6002), que exige a ampliação dos serviços prestados pelo Hospital da Vida. Esse fato reforça a necessidade de investimentos na modernização e reestruturação do HV, garantindo um atendimento mais eficiente e seguro à população.

Diante desse cenário, a Câmara Municipal aprovou a Moção de Apoio ao pedido da Prefeitura, com apoio de todos os vereadores presentes à sessão do dia 24 de março de 2025, solicitando que os recursos federais sejam aplicados na construção de um novo hospital, capaz de suprir as necessidades de Dourados e dos municípios vizinhos. A Moção será encaminhada ao Ministério da Saúde e às demais autoridades competentes, para que sejam tomadas as providências necessárias para atender a essa demanda urgente da população.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: