TURISMO
Bonito se torna protagonista no turismo inteligente com a FIDI 2025
21/03/2025
15:35
REDAÇÃO
Bonito, em Mato Gross do Sul, recebeu a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), um evento voltado a empreendedores, autoridades e instituições do setor público e privado. Considerada referência em ecoturismo, a cidade se destacou, mais uma vez, no cenário nacional, ao se posicionar como um Destino Turístico Inteligente, com o apoio do Sebrae/MS.
A cidade agora figura entre os 12 municípios brasileiros selecionados para receber consultoria especializada para implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI), um modelo inovador que integra tecnologia, sustentabilidade e inovação na gestão do turismo.
Durante a abertura da FIDI, o governador Eduardo Riedel destacou a importância da cidade em se tornar uma referência no turismo inteligente. “Bonito é agora protagonista no que há de mais moderno no turismo global. Sua trajetória é resultado de uma colaboração estratégica entre o município, o Estado, o Sebrae/MS, o Sistema Fecomércio e outras entidades. Isso coloca a cidade em sintonia com as tendências globais, tornando-a um destino que atrai turistas de todo o mundo”, comentou Riedel.
A FIDI 2025 reuniu representantes do Sebrae/MS, Sistema Fecomércio, Fundação de Turismo de MS, além de empresas e autoridades de diversos países da América Latina. O evento serviu como uma plataforma para promover soluções inovadoras no setor e debater a sustentabilidade e o futuro dos destinos turísticos no contexto global.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, enfatizou o papel de Bonito como um exemplo de inovação e sustentabilidade: “Estamos muito felizes em fazer parte da história de Bonito. Desde os anos 1990, o Sebrae vem apoiando o desenvolvimento do turismo local. Hoje, com a implementação do conceito de Destino Turístico Inteligente, a cidade dá um passo importante para se consolidar no cenário internacional”.
Durante o evento, foi lançado o Planejamento Integrado de Turismo “Bonito +5”, um marco importante na gestão do turismo da cidade. Esse planejamento visa integrar ações de mitigação das mudanças climáticas, promoção da cidade e gestão sustentável dos recursos turísticos. Juliane Salvadori, vice-prefeita de Bonito, destacou que o Sebrae foi essencial nesse processo: “Este é um momento muito especial. Nosso município agora se alinha às melhores práticas internacionais de gestão de destinos turísticos”.
Com um portfólio voltado à sustentabilidade, a cidade de Bonito implementou ações que melhoram a experiência do turista e promovem um modelo de turismo responsável e inovador. Dentre as ações, destacam-se a ampliação do acesso às informações turísticas e a melhoria na infraestrutura local para tornar o turismo mais acessível e sustentável.
A cidade já começa a colher os frutos dessa transformação. Com a internacionalização do destino e um planejamento estratégico sólido, Bonito se prepara para continuar sua trajetória como um dos destinos mais cobiçados e respeitados no mundo do turismo sustentável.
O Sebrae tem sido um parceiro fundamental na evolução de Bonito, apoiando a capacitação dos empreendedores locais e incentivando a criação de novas soluções no setor. Mariana Magalhães, analista-técnica do Sebrae Nacional, ressaltou os resultados positivos do programa Turismo Futuro Brasil, que tem como objetivo desenvolver destinos turísticos inteligentes no Brasil.
Além disso, a colaboração com outras instituições e parceiros internacionais fortalece a cidade como modelo de gestão e inovação no ecoturismo. Gonzalo La Rosa, coordenador geral da FIDI, apontou a América Latina como um grande potencial para o turismo sustentável, com Bonito se destacando nesse movimento.
Com mais investimentos em inovação e sustentabilidade, Bonito segue seu caminho para se consolidar como um destino turístico inteligente de destaque mundial, oferecendo aos turistas experiências inovadoras e sustentáveis, enquanto preserva suas belezas naturais.
A FIDI em Bonito marca um passo importante não só para o município, mas também para o turismo brasileiro, colocando o Mato Grosso do Sul em evidência internacional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS destinará R$ 25 milhões para enfrentar crise financeira da Santa Casa de Campo Grande
Leia Mais
Após polêmica com "José Loreto", ‘Paixão de Cristo’ adota novas regras para contratação de artistas
Leia Mais
Brasil vive guerra contra as mulheres, diz ministra sobre violência
Leia Mais
Bioparque Pantanal completa 3 anos e se consolida como referência de turismo científico no Brasil
Municípios