REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS
Famasul orienta produtores sobre ratificação de propriedades rurais em faixa de fronteira
Procedimento deve ser realizado até o dia 22 de outubro deste ano
11/03/2025
07:20
ASSECOM
@Divulgação
Produtores rurais que têm imóveis na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul, de até 150 km da divisa com Paraguai e com a Bolívia, precisam ir ao cartório de registro de imóveis do seu município, até o dia 22 de outubro deste ano, para fazerem a ratificação das suas áreas.
Mato Grosso do Sul possui 45 municípios em áreas de fronteira e, conforme dispõe a Lei 13.178/2015, os imóveis que estão nessas localidades devem ser ratificados.
Os imóveis que não precisam de ratificação são os originados em títulos emitidos pelo governo federal dentro das glebas públicas da União ou títulos de assentamentos emitidos pelo Incra.
A coordenadora da Assessoria de Relações Institucionais da Famasul, Giovana Zampieri Omena, destacou a importância da ratificação das propriedades dentro do prazo estipulado.
“Orientamos que os produtores rurais se atentem ao prazo para realizarem a ratificação, pois os imóveis com mais de 15 módulos fiscais no ano de 2015 que não forem ratificados, podem ser penalizados com o registro da propriedade em nome da União”, disse.
Para saber se seu imóvel está situado em município dentro da faixa de fronteira, consulte os seguintes links: https://mapa.onr.org.br/ e https://mla.bs/a9409589
Como fazer a ratificação?
O produtor rural, seu advogado, contador ou técnico deve procurar o cartório do município onde a matrícula do imóvel está registrada ou acessar a plataforma online “Ri Digital”, no site http://registradores.onr.org.br/.
Como forma de orientar os produtores rurais sobre a ratificação, a Famasul, juntamente com a Corregedoria-Geral do TJMS, a Anoreg/MS e o RIB/MS elaboraram uma cartilha que está disponível no link: https://encurtador.com.br/FlMzo
Mais informações esclarecedoras também podem ser obtidas na live
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios