ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Comissão de Meio Ambiente debate uso hídrico no Bolsão e concessão de hidrovia
10/03/2025
15:00
ASSECOM
Deputado Renato Câmara é o propositor da reunião, que será realizada na Casa de Leis no dia 12 deste mês
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará na próxima terça-feira (12), às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Casa de Leis, reunião para debater os impactos ambientais da monocultura de eucalipto na região do Bolsão e a concessão da hidrovia do Rio Paraguai. O encontro, presidido pelo deputado Renato Câmara (MDB), reunirá parlamentares, especialistas e representantes de órgãos ambientais para discutir medidas que conciliem desenvolvimento e sustentabilidade.
O avanço das plantações de eucalipto no Bolsão tem gerado preocupações sobre o esgotamento hídrico das nascentes locais e a preservação dos recursos naturais. Durante a reunião, serão discutidos os efeitos da monocultura na disponibilidade de água e no equilíbrio ecológico da região, além de alternativas para garantir um manejo sustentável.
Também estará em pauta a concessão da hidrovia do Rio Paraguai, analisando os impactos ambientais e as possibilidades de desenvolvimento econômico através da navegação fluvial, um modal estratégico para o escoamento da produção agropecuária e industrial do estado.
Entre os participantes confirmados estão o deputado Zeca do PT, membro da comissão, o procurador da República Marco Antônio Delfino, do Grupo de Trabalho Agroecologia do Ministério Público Federal (MPF), e o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Bruno Pinheiro.
O debate contará também com a presença do consultor ambiental e secretário adjunto de Meio Ambiente do município de Selvíria, Valticinez Santiago, do promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público Estadual, Dr. Luciano Furtado Loubet, e do gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Sampaio.
A reunião terá transmissão ao vivo pelo canal da ALEMS no YouTube.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Saiba em quais meses mais acontecem casamentos e nascimentos no Brasil
Leia Mais
Justiça mantém preso mecânico que causou acidente com quatro mortes na BR-060, mesmo após parecer favorável do MP
Leia Mais
Adolescentes são levados à delegacia após suposto plano de ataque a escola em Aquidauana
Leia Mais
Dia Mundial da Hipertensão: condição atinge 30% dos adultos no Brasil
Municípios