ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Comissão de Meio Ambiente debate uso hídrico no Bolsão e concessão de hidrovia
10/03/2025
15:00
ASSECOM
Deputado Renato Câmara é o propositor da reunião, que será realizada na Casa de Leis no dia 12 deste mês
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará na próxima terça-feira (12), às 14h, no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, na Casa de Leis, reunião para debater os impactos ambientais da monocultura de eucalipto na região do Bolsão e a concessão da hidrovia do Rio Paraguai. O encontro, presidido pelo deputado Renato Câmara (MDB), reunirá parlamentares, especialistas e representantes de órgãos ambientais para discutir medidas que conciliem desenvolvimento e sustentabilidade.
O avanço das plantações de eucalipto no Bolsão tem gerado preocupações sobre o esgotamento hídrico das nascentes locais e a preservação dos recursos naturais. Durante a reunião, serão discutidos os efeitos da monocultura na disponibilidade de água e no equilíbrio ecológico da região, além de alternativas para garantir um manejo sustentável.
Também estará em pauta a concessão da hidrovia do Rio Paraguai, analisando os impactos ambientais e as possibilidades de desenvolvimento econômico através da navegação fluvial, um modal estratégico para o escoamento da produção agropecuária e industrial do estado.
Entre os participantes confirmados estão o deputado Zeca do PT, membro da comissão, o procurador da República Marco Antônio Delfino, do Grupo de Trabalho Agroecologia do Ministério Público Federal (MPF), e o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Bruno Pinheiro.
O debate contará também com a presença do consultor ambiental e secretário adjunto de Meio Ambiente do município de Selvíria, Valticinez Santiago, do promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público Estadual, Dr. Luciano Furtado Loubet, e do gerente de Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Sampaio.
A reunião terá transmissão ao vivo pelo canal da ALEMS no YouTube.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Destaque no Brasil, Campo Grande tem o melhor saneamento básico do Centro-Oeste
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Municípios