PONTA PORÃ
Roda de conversas sobre Transtorno do Espectro Autista lota Centro de Convenções de Ponta Porã
Evento contou com presença de profissionais da educação, saúde, segurança pública e da fundadora do Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social
21/02/2025
15:20
ASSECOM
A secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, fez abertura da roda de conversas - Fotos: Wilhan Filgueira
A Prefeitura de Ponta Porã em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), realizou na noite desta quinta-feira, 20, no Centro Internacional de Convenções, uma roda de conversas para discutir TEA - Transtorno do Espectro Autista - com profissionais de educação, saúde, segurança pública e pais de famílias atípicas. No dia 15 de março deste ano, acontecerá o 1º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, com o tema: Construindo pontes e criando oportunidades de grandes diálogos.
Ao fazer a abertura da roda de conversas, a secretária de Governo e Comunicação de Ponta Porã, Paula Consalter Campos, disse que “é motivo de alegria ver essa casa cheia em um evento realizado pela Prefeitura e OAB com apoio da Câmara Municipal, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros, dos agentes de segurança, da iniciativa privada e da sociedade de uma maneira geral. Temos aqui a oportunidade com esse seleto grupo traçar estratégias para avançar com o sonho de uma cidade mais justa socialmente, que ofereça oportunidades para as pessoas, sem deixar ninguém para trás. Vamos construir uma cidade inclusiva, com empatia e humanismo. Esse objetivo é um sonho que temos que sonhar juntos, perseverar para alcançar”.
Paula Consalter Campos, disse que através de Chayene Marques Georges Amaral e seu esposo, Luiz Renê Gonçalves do Amaral, secretário-geral da OAB/MS, foi possível acessar profissionais que são referências nacionais em TEA e esse conhecimento que estamos adquirindo e multiplicando e a vontade de capacitar cada vez mais a nossa equipe de servidores é que fará a cidade avançar. “Convidamos a Emília Gama para vir para cá para mapear território, isso aqui não é palestra, é uma conversa, é oportunidade para conhecer o que a gente já faz na saúde e na educação, conhecer de fato a realidade. Vamos nos preparar para o 1º Congresso Internacional para que seja uma jornada de inclusão e tenhamos profissionais capacitados”, afirmou.
A secretária ressaltou que junto com Emília Gama foram feitas visitas técnicas para ela conhecer a qualidade dos profissionais da fronteira. “Estamos no caminho certo, a administração municipal está trabalhando com apoio da sociedade, da iniciativa privada, das instituições porque todos estão preocupados e dispostos em fazer a mudança acontecer, se trata de uma corrente do bem. Ponta Porã será referência como cidade inclusiva e humana. Estamos desenvolvendo ações para melhorar a vida de muitas pessoas que precisam do nosso trabalho”.
Paula Consalter Campos também destacou que as Secretaria Municipais trabalham de forma conjunta e articulada e que já está sendo traçado um plano de ações pós-congresso de 15 de março. “Precisamos disseminar conhecimento numa sequência de ações, com uma política pública desenvolvida com transversalidade através do NIPE – Núcleo de Inovação e Planejamento Estratégico. Ela também ressaltou apoio da iniciativa privada, citando um empresário local que está doando painéis sensoriais para as 27 unidades de ensino de Ponta Porã.
Depois a palavra foi repassada para Chayene que atuou como mediadora na roda de conversas. Ao iniciar a sua fala, ela disse que seu coração foi tocado para trazer mais conhecimentos sobre o TEA depois de ter conhecido Emília Gama. Ela disse que a partir desse momento mudou a sua forma de lidar com sua filha, hoje se sente muito mais forte porque atingiu um outro nível de conhecimento. “Convidamos a Emilia e o Dr. Paulo Liberalesso, médico neuropediatra, diretor científico do grupo Iepsis, mestre em Neurociências, doutor em Distúrbios da Comunicação Humana, com pós-graduação em Neurofisiologia e em Análise do Comportamento Aplicada, para participarem do 1º Congresso Internacional Autismo Sem Fronteira, com o tema: Construindo pontes e criando oportunidades de grandes diálogos, que acontecerá no dia 15 de março de 2025, no Majestic Hall, em Ponta Porã.
Chayene destacou que a OAB tem uma comissão ativa para o tema autismo e destacou o empenho da secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter, em abraçar o projeto do Congresso em Ponta Porã. “A Paula aceitou imediatamente e agora Prefeitura e OAB plantam a semente, promovem a união do setor público e privado e a Emília trás para todos nós uma história de vida, é uma mulher diferenciada”, disse, acrescentando que aprendeu muito com sua filha Ayla. “Podemos crescer juntos, melhorar nossa capacidade de amar, de olhar o outro e o Congresso visa justamente despertar isso na sociedade da fronteira”.
A convidada Emília Gama agradeceu pela recepção em Ponta Porã, disse que ficou entusiasmada com o Centro de Convenções lotado. Ressaltou que fez visitas técnicas, destacou a equoterapia como acessibilidade atitudinal e disse que para avançar é preciso ter profissionais dedicados e um auditório totalmente lotado gera expectativas de grandes avanços. A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação,
Emilia disse que já fez mapeamento de parte de Ponta Porã e que pode afirmar que é preciso promover uma maior integração dos pais com os educadores nas escolas. “Temos que caminhar juntos. O básico bem feito dá certo, tem que fazer o feijão com arroz”, afirmou. Ela informou que vai apresentar um plano de capacitação para servidores da educação, saúde e segurança pública. “O autismo não é doença crônica, tem melhora”, garantiu.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Kayatt, agradeceu a Emília Gama por se dispor compartilhar seus conhecimentos com a comunidade de Ponta Porã. “É uma semente que está sendo plantada e dará bons frutos. É preciso disseminar informações para tratar as nossas crianças atípicas para acabar com a visão distorcida que algumas pessoas tem sobre o assunto. Podemos e vamos fazer a mudança. O Congresso de março será ainda maior e se no final a gente conseguir ter ajudado que seja uma única família, uma criança, já terá valido a pena e sabemos que será fundamental para muitas famílias da nossa fronteira e a Prefeitura Municipal, através da secretária Paula Consalter Campos está de parabéns por abraçar a causa”, disse.
A secretária adjunta de Educação, Mirta Rie de Oliveira Tominaga, destacou a importância do tema, disse que o pessoal da educação especial está empenhado em receber capacitação e que as visitas de Emília Gama nas escolas são importantes no sentido de melhorar cada vez mais o trabalho oferecido pelo município. “É significativo fazer o diagnóstico de como está hoje e o que podemos fazer para avançar com conhecimento amplo sobre a questão. Temos que ajustar algumas coisas e rodas de conversas como está são importantes para aprender, para ouvir experiências e para que possamos traçar ações entre as secretarias”, disse.
A presidente da 5ª Subseção da OAB de Ponta Porã, Laura Melo, disse que a entidade nutria o desejo de se aproximar mais da população. “Sempre atuamos com causas sociais antes da pandemia. Quando a Chayenne trouxe o desejo de realizar o Congresso, primeiro foi feita apresentação na OAB de Ponta Porã, depois houve a segunda etapa do lançamento no auditório lotado da Prefeitura Municipal e agora a terceira etapa do lançamento com o Centro de Convenções totalmente lotado. É um movimento grande, muitas cidades ainda não realizaram esse tipo de evento, hoje tem pessoas de Campo Grande e Dourados buscando informações e a cidade irmã de Pedro Juan Caballero também abraçou o evento. É uma porta que está se abrindo e podem contar com total apoio da OAB local, que hoje está atuante com suas 22 comissões temáticas”, disse.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Hashioka é confirmado na presidência da Comissão de Serviços Públicos e Obras da Alems
Leia Mais
Proposta inclui Festival de Hambúrguer no Calendário de Eventos de Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Corrida de rua com dois grandes nomes do atletismo mundial será domingo em Ponta Porã
Leia Mais
Da Solidão à Integração: O Papel do MS na Conexão com Jujuy e a América Latina
Municípios