CLIMA
Temperaturas extremas e possibilidade de chuva em Mato Grosso do Sul
Calor histórico para esta sexta-feira (14)
14/02/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
Nesta sexta-feira (14), os moradores de Mato Grosso do Sul enfrentarão um dia de temperaturas elevadas, com possibilidade de alcançar valores históricos em várias regiões do Estado. Segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul), a máxima prevista para Campo Grande é de 35°C, mas o calor será ainda mais intenso em outras áreas.
A elevação das temperaturas afetará principalmente as regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do Estado, onde as máximas podem variar entre 35°C e 39°C. A umidade relativa do ar será baixa, entre 20% e 40%, o que contribuirá para um clima ainda mais quente e desconfortável. Esse cenário é resultado da presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que cria uma bolha de calor intensa no norte da Argentina, sobre o Paraguai e na região pantaneira, afetando também o município de Porto Murtinho, com máxima prevista de 37°C.
Apesar do calor intenso, também são esperadas chuvas típicas de verão em diversas áreas. Pancadas isoladas de chuva poderão ocorrer durante a tarde e noite, com possibilidade de chuvas mais fortes em algumas regiões, acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento. A previsão indica que o tempo pode ser instável, com algumas áreas experimentando chuvas mais intensas.
As temperaturas mínimas para esta sexta-feira deverão variar entre 21°C e 24°C, enquanto as máximas podem atingir de 31°C a 38°C nas regiões sul, leste e sudeste do Estado. Já no sudoeste e na região pantaneira, as mínimas ficam entre 24°C e 26°C, com máximas que podem alcançar de 32°C a 39°C. Nas regiões do bolsão e norte, as mínimas previstas são de 21°C a 24°C, com máximas entre 31°C e 36°C.
Devido às altas temperaturas e à baixa umidade, é importante que os moradores se protejam adequadamente do sol e se mantenham hidratados durante todo o dia. Especialmente entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa, os cuidados devem ser redobrados para evitar problemas de saúde relacionados ao calor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Obras na BR-163/MS exigem atenção redobrada dos motoristas nesta segunda (25)
Leia Mais
Funsat realiza 'Super Quarta' com 150 vagas após feriado em Campo Grande
Leia Mais
Concurso inédito premia os melhores queijos artesanais de Mato Grosso do Sul durante a Ruraltur MS
Leia Mais
Tarifa de energia mais cara faz crescer procura por lavanderias como alternativa econômica
Municípios