CLIMA
Temperaturas extremas e possibilidade de chuva em Mato Grosso do Sul
Calor histórico para esta sexta-feira (14)
14/02/2025
06:30
REDAÇÃO
@Maria Goreti
Nesta sexta-feira (14), os moradores de Mato Grosso do Sul enfrentarão um dia de temperaturas elevadas, com possibilidade de alcançar valores históricos em várias regiões do Estado. Segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima em Mato Grosso do Sul), a máxima prevista para Campo Grande é de 35°C, mas o calor será ainda mais intenso em outras áreas.
A elevação das temperaturas afetará principalmente as regiões oeste, sudoeste, sudeste e sul do Estado, onde as máximas podem variar entre 35°C e 39°C. A umidade relativa do ar será baixa, entre 20% e 40%, o que contribuirá para um clima ainda mais quente e desconfortável. Esse cenário é resultado da presença de um sistema de alta pressão atmosférica, que cria uma bolha de calor intensa no norte da Argentina, sobre o Paraguai e na região pantaneira, afetando também o município de Porto Murtinho, com máxima prevista de 37°C.
Apesar do calor intenso, também são esperadas chuvas típicas de verão em diversas áreas. Pancadas isoladas de chuva poderão ocorrer durante a tarde e noite, com possibilidade de chuvas mais fortes em algumas regiões, acompanhadas de tempestades, raios e rajadas de vento. A previsão indica que o tempo pode ser instável, com algumas áreas experimentando chuvas mais intensas.
As temperaturas mínimas para esta sexta-feira deverão variar entre 21°C e 24°C, enquanto as máximas podem atingir de 31°C a 38°C nas regiões sul, leste e sudeste do Estado. Já no sudoeste e na região pantaneira, as mínimas ficam entre 24°C e 26°C, com máximas que podem alcançar de 32°C a 39°C. Nas regiões do bolsão e norte, as mínimas previstas são de 21°C a 24°C, com máximas entre 31°C e 36°C.
Devido às altas temperaturas e à baixa umidade, é importante que os moradores se protejam adequadamente do sol e se mantenham hidratados durante todo o dia. Especialmente entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa, os cuidados devem ser redobrados para evitar problemas de saúde relacionados ao calor.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Famasul marca presença no Seminário Internacional da Rota Bioceânica: oportunidades para o agro sul-mato-grossense
Leia Mais
Proposta que disciplina o processo administrativo de entidades assistenciais será votada
Leia Mais
Prefeitos da Rota Bioceânica discutem propostas e ações durante Seminário Internacional
Leia Mais
"Ação do Bichão" levará serviços gratuitos e recreação para a comunidade
Municípios