POLÍTICA
Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado para o biênio 2025-2026 com 73 votos
01/02/2025
14:25
REDAÇÃO
Antônio Cruz/Agência Brasil
Neste sábado (1º), o senador Davi Alcolumbre (União-AP) foi reeleito presidente do Senado para o biênio 2025-2026, recebendo 73 votos no primeiro turno. Seus principais concorrentes, os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL) e Eduardo Girão (Novo), obtiveram apenas 4 votos cada, enquanto Soraya Thronicke (Podemos), que também havia se candidatado, desistiu da disputa momentos antes da votação.
Com 47 anos, Alcolumbre assume pela segunda vez a presidência da Casa, cargo que já exerceu entre 2019 e 2021. Ele sucede Rodrigo Pacheco (PSD), que liderou o Senado nos últimos quatro anos. O novo mandato de Alcolumbre se estenderá até fevereiro de 2027.
Davi Alcolumbre iniciou sua trajetória política em 2001 como vereador de Macapá e, desde então, se destacou em diversas funções, incluindo dois mandatos como deputado federal e a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. Em sua primeira passagem pela presidência do Senado, foi reconhecido pela habilidade em articular pautas importantes, como a transferência de terras da União para o Amapá, uma demanda histórica do estado.
Agora, ao retornar ao cargo de presidente, Alcolumbre terá a missão de conduzir o Senado em momentos cruciais da política nacional, com a responsabilidade de avançar em reformas e projetos de grande relevância para o país. Seu desafio será manter o equilíbrio nas discussões e promover um ambiente de colaboração entre as diversas bancadas do Congresso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Campo Grande terá o primeiro condomínio sustentável do Brasil
Leia Mais
Flávio Kayatt assume presidência do TCE-MS para o com foco em fiscalização preventiva e diálogo com gestores públicos
Leia Mais
Morre em Dourados amiga de vítima de feminicidio em Caarapó
Leia Mais
Homem invade loja de celular, dispara contra ex-mulher, amiga e contra própria cabeça
Municípios