DOURADOS
Novas residências do HU-UFGD ampliam áreas de formação em saúde
Programas inéditos em Radiologia e Saúde Indígena fortalecem a especialização no SUS e promovem inovação na assistência
22/01/2025
09:50
ASSECOM
Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade – Saúde Indígena, aprovada em 13 de dezembro de 2024 é uma das novas que serão oferecidas
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, inicia 2025 com a aprovação de dois novos programas de residência médica que representam avanços significativos na formação de especialistas e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As aprovações foram oficializadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC):
“Após os 6 anos de estudo, mesmo com exaustiva carga horária e a conclusão do curso de Medicina, a residência médica tem um papel importante na continuidade da formação técnica e desenvolvimento do médico. A residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que agora será ofertada pelo HU-UFGD, contribuirá de forma significativa para a formação e desenvolvimento médico de alta qualidade, atendendo também aos anseios e necessidades da população de Dourados e região. Aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), teremos 2 (duas) bolsas de acesso direto, e a princípio com duração de 3 (três) anos, proporcionando ao médico residente treinamento e competências para atuação nas principais áreas da Imagem em Medicina, acompanhados de preceptores titulados, como por exemplo raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética”, explica o Dr. Mauro Nakayama, médico radiologista do hospital.
Esses programas refletem o compromisso do HU-UFGD em formar profissionais de saúde especializados para atender às demandas do Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil, com destaque para áreas estratégicas e inovadoras.
“Essas aprovações marcam um momento importante para o hospital, que está expandindo sua contribuição na formação de especialistas alinhados às necessidades do SUS. As novas residências reforçam nosso compromisso com a excelência na assistência e com o desenvolvimento de práticas inovadoras e humanizadas”, ressalta o Dr. Thiago Pauluzi Justino, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD.
O edital para os novos programas de residência está em fase de elaboração e será divulgado em breve.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ilumina Pantanal recebe prêmio nacional e se consolida como modelo de energia limpa no Brasil
Leia Mais
Deputada Gleice Jane media roda de conversa sobre violência doméstica com estudantes indígenas da UFGD
Leia Mais
Caravana da Castração prepara atendimento em 17 municípios da 3ª região de MS
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inaugura Centro de Inteligência do SUS para nortear ações em saúde pública
Municípios