DOURADOS
Novas residências do HU-UFGD ampliam áreas de formação em saúde
Programas inéditos em Radiologia e Saúde Indígena fortalecem a especialização no SUS e promovem inovação na assistência
22/01/2025
09:50
ASSECOM
Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade – Saúde Indígena, aprovada em 13 de dezembro de 2024 é uma das novas que serão oferecidas
O Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), integrante da Rede Ebserh, inicia 2025 com a aprovação de dois novos programas de residência médica que representam avanços significativos na formação de especialistas e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As aprovações foram oficializadas recentemente pelo Ministério da Educação (MEC):
“Após os 6 anos de estudo, mesmo com exaustiva carga horária e a conclusão do curso de Medicina, a residência médica tem um papel importante na continuidade da formação técnica e desenvolvimento do médico. A residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que agora será ofertada pelo HU-UFGD, contribuirá de forma significativa para a formação e desenvolvimento médico de alta qualidade, atendendo também aos anseios e necessidades da população de Dourados e região. Aprovados pelo Ministério da Educação (MEC), teremos 2 (duas) bolsas de acesso direto, e a princípio com duração de 3 (três) anos, proporcionando ao médico residente treinamento e competências para atuação nas principais áreas da Imagem em Medicina, acompanhados de preceptores titulados, como por exemplo raios x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética”, explica o Dr. Mauro Nakayama, médico radiologista do hospital.
Esses programas refletem o compromisso do HU-UFGD em formar profissionais de saúde especializados para atender às demandas do Mato Grosso do Sul e de outras regiões do Brasil, com destaque para áreas estratégicas e inovadoras.
“Essas aprovações marcam um momento importante para o hospital, que está expandindo sua contribuição na formação de especialistas alinhados às necessidades do SUS. As novas residências reforçam nosso compromisso com a excelência na assistência e com o desenvolvimento de práticas inovadoras e humanizadas”, ressalta o Dr. Thiago Pauluzi Justino, Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD.
O edital para os novos programas de residência está em fase de elaboração e será divulgado em breve.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Pix completa cinco anos e se aproxima de movimentar R$ 30 trilhões por ano
Leia Mais
Ricardo Amorim traz perspectivas econômicas e desafios do agro brasileiro em 2026
Leia Mais
Urandir Fernandes recebe comenda e prestigia lançamento do Skyros em Zigurats
Leia Mais
Primeiro Carro-Voador Agrícola do mundo decola no MS
Municípios