SEBRAE
Volta às aulas: Com planejamento prévio, papelarias de Campo Grande adotam estratégias para ampliar vendas
Serão disponibilizados 12 pontos de atendimento aos empresários entre os dias 20 e 31 de janeiro
16/01/2025
07:00
ASSECOM
Maysa Saab é proprietária da papelaria Caeli, na Vila Morumbi, e se preparou para atender os clientes no período de volta às aulas
O mês de janeiro é um dos períodos mais movimentados para o setor de papelarias, impulsionado pela procura dos clientes por materiais escolares para início do ano letivo. Combinando vendas físicas e digitais, esse segmento em Mato Grosso do Sul reúne 546 empresas, sendo a maioria microempresas (54%) e microempreendedores individuais (32%), de acordo com dados da Receita Federal. Para se destacarem no mercado e conquistarem a preferência do público, os empreendedores adotaram estratégias que vão desde a ampliação da variedade produtos até horários diferenciados de atendimento.
A proprietária da papelaria Caeli, Maysa Saab, na Vila Morumbi, em Campo Grande, foi uma das empreendedoras que se organizou para o período. Tendo em mente que o aumento da demanda ocorre de janeiro a fevereiro, seja on-line, ou na loja física, ela repôs e atualizou as mercadorias ainda no final de dezembro para começar o ano com o estoque completo. “Como empreendedora tento me preparar com antecedência para não deixar nada em falta do que é solicitado nas listas de materiais. Temos o controle de estoque para poder saber o que saiu mais no ano anterior e, para melhorar as vendas, aceitamos pix e damos descontos para pagamentos à vista ou deixamos no valor integral, mas parcelamos sem juros”, explica.
Entre as estratégias de planejamento adotadas por Maysa está analisar a tabela de preços dos concorrentes e sempre oferecer uma maior variedade de produtos, permitindo que os consumidores encontrem tudo o que precisam em um só lugar. Além disso, ela ressalta que para atrair o público investe na produção de conteúdo para a internet e mantém o site e as redes sociais da loja como importantes canais de interação com os clientes, onde apresenta novos produtos e esclarece dúvidas.
Com esse trabalho, a empreendedora possui expectativas de ampliar os lucros. “Estou com esperança de um aumento de 20% nas vendas desse ano em relação ao ano passado. Já começamos bem, hoje eu vejo que o setor de papelaria provém itens essenciais para as pessoas, todos os dias alguém precisa de uma caneta ou uma cola. Eu posso dizer que estou e também espero um movimento muito bom na loja para 2025”, complementa Maysa.
Já o proprietário da papelaria Shop Tudo, localizada na Rua Dom Aquino, também na capital sul-mato-grossense, Lucas Fernandes, apostou em otimizar a experiência do cliente. Segundo o empreendedor, compreender o perfil dos consumidores é essencial para inovar e oferecer o que o público precisa. Nesse sentido, uma das estratégias implementadas foi abrir as portas do comércio aos finais de semana para facilitar o acesso dos pais que só têm os sábados disponíveis para visitar as lojas físicas. Outro diferencial adotado foi o planejamento para trazer preços mais competitivos.
“Estamos apostando no tradicional que dá certo. A gente se abasteceu bem para este ano, comprando com preço bons, para vender bem abaixo da concorrência. Contratamos novos colaboradores para o atendimento. Os funcionários antigos treinaram os novos para aprender como tudo funciona. A novidade está nas promoções de materiais, nos cadernos, lápis de colorir e nas mochilas com 30%. Estamos também com estacionamento conveniado aqui na frente e Rua Marechal Rondon”, ressaltou Lucas.
Atendimento como diferencial
Dentre as medidas adotadas pelos empresários para alavancar as vendas, ter um atendimento de qualidade é uma das mais fundamentais, segundo o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira. Atender às necessidades do consumidor e tratá-lo de forma diferenciada, influencia diretamente na satisfação de quem visita a loja, o que impacta na fidelização do cliente, além de ser um estímulo para que a pessoa recomende o comércio e gere novas vendas.
Nesse contexto, é importante que os empreendedores treinem a equipe, principalmente, no caso de contratação de funcionários temporários para atuar no período de volta às aulas. “É importante que o empresário tenha uma boa inteligência emocional e busque ferramentas para manter um comportamento assertivo, além de despertar ou fortalecer este comportamento nos colaboradores. Sabemos que em períodos de grande procura por determinado tipo de produto, o time pode ficar confuso com a alta demanda, então, é preciso orientá-lo sobre o que fazer para atender o cliente com qualidade”, apontou Carlos.
Outro ponto importante é oferecer ao cliente agilidade no esclarecimento de dúvidas e entregas, além de criar diferenciais para se destacar no mercado. “Ofereça algo a mais do que as correntes, como um serviço de pós-venda eficaz ou facilidades de pagamento. Implementando essas estratégias, o comércio pode não apenas melhorar a experiência do cliente, mas também aumentar as vendas e fortalecer a imagem que possui entre os consumidores”, concluiu.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
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