ECONOMIA
Receita Federal começa a monitorar pagamentos por cartão e pix para combater evasão fiscal
04/01/2025
07:00
REDAÇÃO
@Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
A partir da próxima semana, a Receita Federal passará a monitorar os pagamentos realizados por meio de Pix e cartões de crédito, com o objetivo de aprimorar o controle fiscal, combater a evasão fiscal e aumentar a transparência nas transações financeiras no Brasil. Essa medida impacta transações realizadas entre janeiro e julho de 2025, com a obrigatoriedade de envio dos dados de transações superiores a R$ 5 mil (para pessoas físicas) e R$ 15 mil (para empresas).
De acordo com a Receita Federal, a mudança visa alinhar o Brasil a compromissos internacionais, como o CRS (Padrão de Declaração Comum), que exige mais transparência nas transações financeiras em nível global.
Como será feito o monitoramento?
Os dados serão fornecidos pelas operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento, como bancos digitais e carteiras virtuais, e enviados para a plataforma e-Financeira, que integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Os dados, que incluirão totais de crédito e débito em cada conta, não detalharão transações específicas, garantindo a privacidade dos contribuintes. O envio dessas informações será feito em agosto de 2025.
Anteriormente, a Receita Federal já monitorava transações financeiras realizadas por bancos tradicionais, como movimentações bancárias, investimentos, seguros e previdência. Com a nova medida, as operadoras de cartões de crédito e instituições de pagamento também serão obrigadas a reportar essas operações.
Objetivos e impacto da medida
Essa mudança visa aumentar a fiscalização sobre transações financeiras, combatendo a evasão fiscal e garantindo maior transparência. Além disso, alinha o Brasil aos padrões internacionais, reforçando a coleta de informações sobre movimentações financeiras para promover a conformidade fiscal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Paraíso das Águas avança com projetos que modernizam a cidade
Leia Mais
Itália aprova prisão perpétua para feminicídio e reacende debate no Brasil
Leia Mais
ALEMS realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino
Leia Mais
Mato Grosso do Sul inicia imunização com 10,7 mil doses contra o vírus sincicial respiratório
Municípios