POLÍTICA
Projeto institui ações de incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica em MS
11/11/2024
11:45
ASSECOM
Caravina é autor do projeto que objetiva implementar política de atenção à Oncologia Pediátrica em Mato Grosso do Sul
Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 256/2024, de autoria do deputado Caravina (PSDB), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, ações de incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica e dá outras providências. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
As ações de incentivo à Política de Atenção à Oncologia Pediátrica têm o objetivo de estabelecer diretrizes e instrumentos voltados à implementação de uma linha de cuidados complementares destinada às crianças e adolescentes em tratamento oncológico. A Política de Atenção à Oncologia Pediátrica garantirá a integração entre os serviços de saúde especializados, redes de apoio e os familiares dos pacientes, respeitando os protocolos de tratamento e assistência conforme estabelecido pelos órgãos competentes.
Entre os cuidados complementares estão o atendimento multiprofissional com suporte psicossocial para pacientes e familiares; o acesso a tratamentos complementares; ações educativas voltadas ao acompanhamento contínuo e à prevenção de agravos relacionados ao tratamento; e suporte nutricional, fisioterápico e psicológico adequado para o pleno desenvolvimento do paciente pediátrico.
O deputado Caravina justifica sua proposta. “A implementação desta política será um importante avanço para a saúde pública do Estado, já que proporcionará um atendimento mais qualificado e contínuo, o que pode resultar na redução da mortalidade infantil relacionada ao câncer, bem como no aumento das taxas de cura, impactando positivamente a saúde das crianças e adolescentes do Estado. Ao estabelecer uma abordagem integrada e humanizada, o projeto de lei visa não apenas melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas também contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária”, ressaltou o parlamentar.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS ao Vivo: forró de João Gomes será a atração de 13 de julho no Parque das Nações Indígenas
Leia Mais
Saúde mental será tema de Audiência Pública na Câmara de Campo Grande no dia 23
Leia Mais
Cassems inaugura laboratório próprio com três unidades exclusivas para beneficiários em Campo Grande
Leia Mais
Com parque, roda gigante e cinema, feriado com diversão garantida é no Shopping Campo Grande
Municípios