CONSUMIDOR
Saiba como realizar um consumo consciente de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
10/10/2024
07:45
ASSECOM
@Divulgação
Com o rápido avanço da tecnologia e a crescente substituição de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, o impacto ambiental decorrente do descarte inadequado desses produtos tornou-se uma questão global. Neste mês, duas datas destacam a importância de práticas mais conscientes: o Dia Internacional do Resíduo Eletrônico (14/10) e o Dia do Consumo Consciente (15/10). Nesse contexto, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos, reforça a necessidade de reavaliar as escolhas de consumo, desde a aquisição até o descarte correto, trazendo dicas estratégicas para preservar o meio ambiente.
De acordo com o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado “The Global E-waste Monitor 2024”, os resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos têm aumentado cinco vezes mais rápido que a capacidade de reciclagem mundial, evidenciando uma escalada preocupante. Esse crescimento acentuado gera um alerta, devido aos diversos impactos negativos gerados tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública.
A Gerente de Relações Institucionais da ABREE, Helen Brito, afirma que o consumo consciente deve abranger toda a cadeia de uso dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Para isso, é necessário incentivar práticas como a escolha de produtos mais duráveis, a realização de manutenções preventivas e o descarte correto dos resíduos. “Essas práticas são essenciais para minimizar o impacto ambiental e conter o aumento da quantidade desses produtos gerados anualmente", destaca.
Para auxiliar os consumidores a aplicarem o conceito de consumo consciente dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de maneira prática, Helen compartilha algumas dicas. Confira:
"Ao adotar práticas mais conscientes no consumo de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, ajudamos na redução da extração de recursos naturais e geração de resíduos. A celebração dessas duas datas nos lembra que a responsabilidade pelo futuro do planeta está também nas nossas mãos. A simples atitude de procurar um ponto de recebimento para o descarte de um aparelho já faz a diferença”, finaliza Helen.
Sobre a ABREE:
Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associadas que representam 181 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/
Clique AQUI e siga JCMS no Instagram
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios