SISTEMA FAMASUL PRESENTE
Apoio entre instituições fortalece o futuro do agronegócio em MS
Superintendente do Senar/MS destaca importância de parcerias para enfrentar cenários desafiadores do setor
15/08/2024
10:15
ASSECOM
Ana Palma
@Divulgação
Em um cenário de desafios crescentes para o agronegócio, a colaboração entre instituições tornou-se uma estratégia essencial para garantir o desenvolvimento sustentável do setor em Mato Grosso do Sul. Essa visão foi reforçada pelo superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, que durante a abertura da 47ª Exporã, realizada no parque de exposições Alcindo Pereira, em Ponta Porã, enfatizou a importância da união para enfrentar as adversidades e impulsionar o agro na região.
“As instituições, assim como o Sistema Famasul, que sempre estiveram lado a lado com os produtores rurais, oferecem não apenas suporte técnico e educacional, mas também se colocam como pilares de sustentação em tempos difíceis”, destacou Lucas Galvan.
A 47ª Exporã traz ao município de Ponta Porã inúmeras atrações e expositores a fim de alavancar os negócios no campo e fortalecer a economia da região. “É fundamental destacar os parceiros, pois sem esse apoio, realmente o evento não aconteceria. Estamos na 47ª edição e quanta coisa inovamos não só no campo, mas também na realização dessa exposição, muito obrigado por cofiarem e acreditarem na força do agro”, ressaltou o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Guilherme Cabral.
Raquel Lageano, Secretária Municipal de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comercio e Turismo de Ponta Porã, ao fazer o uso da palavra, relembrou que a realização da Exporã proporcionou o desenvolvimento da região e levou inovação e tecnologia às cadeias produtivas do município.
“Sem dúvida Ponta Porã não seria o que é hoje sem esse apoio do Sindicato Rural, da Aprosoja/MS, e de todas as demais instituições. O poder público enaltece a visão e a perseverança desses produtores rurais que iniciaram e mantiveram os que aqui estão hoje fazendo o evento acontecer”.
A história da Exporã é marcada por um tempo em que feiras e exposições eram mais do que simples eventos comerciais. Galvan relembra que produtores rurais se reuniam nos sindicatos para trocar produtos, adquirir maquinários e compartilhar as lições aprendidas durante a safra, promovendo um ciclo contínuo de aprendizado e progresso.
Com o passar dos anos, esse encontro cresceu e tornou-se um momento de união comunitária, onde a população local se beneficiava não apenas das transações econômicas, mas também das atrações culturais que acompanhavam as celebrações.
“E, assim como nas edições passadas, a expectativa é que o evento continue sendo um espaço de celebração, aprendizado e fortalecimento das relações entre os diferentes atores do setor. As instituições presentes na Exporã estão preparadas para enfrentar os desafios de hoje, com a esperança de que, apesar das adversidades, o futuro seja ainda mais promissor para o agronegócio de Mato Grosso do Sul”, finalizou o superintendente.
Também participaram da abertura o Secretário de Estado de Cultura, Marcelo Miranda, Representante da Casa Civil do Governo, Luana Ruiz, o prefeito de Ponta Porã Eduardo Campos, presidente da Câmara Municipal de vereadores, Agnaldo Miudinho, Presidente da ACEPP (Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã), Helton Carlos Matos da Silva, presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Angelo Lorenzetti, e de Aral Moreira, Rene Glanert Marques, além da diretora da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Malena May.
O Senar/MS se faz presente na exposição até o dia 17 de agosto com balcão de atendimento e vitrine da ovinocultura e agroindústria.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios