ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Desde 2023, deputado Pedrossian Neto mobiliza municípios e ganha apoio para inclusão do ramal Campo Grande-Ponta Porã na relicitação da Malha Oeste
10/08/2024
09:00
ASSECOM
@Divulgação
Em maio de 2023, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou uma audiência pública para apresentar os estudos referentes à relicitação da ferrovia Malha Oeste. No entanto, a proposta excluía 355 quilômetros do trecho entre Campo Grande e Ponta Porã, gerando preocupações e mobilização por parte de lideranças locais.
O deputado estadual Pedrossian Neto se manifestou contra os estudos apresentados pela ANTT, argumentando que a análise subestimava o potencial de demanda do ramal e defendendo a viabilidade econômica do trecho. Determinado a garantir a inclusão do trecho na relicitação, Pedrossian Neto iniciou o movimento "MS de Volta aos Trilhos", que busca envolver os municípios diretamente impactados pelo ramal.
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho de 2023, Pedrossian Neto liderou audiências públicas em Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã e no distrito de Ithaum, em Dourados. As reuniões contaram com o engajamento de prefeitos, presidentes de sindicatos e outros representantes locais.
O movimento ganhou mais força quando o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, entrou em contato com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para discutir a importância da ferrovia para a região. Esse diálogo reforçou o apoio político à causa iniciada pelo deputado Pedrossian Neto, criando um ambiente propício para a continuidade das negociações.
Para dar ainda mais visibilidade à causa, fazendeiros, prefeitos, produtores e presidentes de sindicatos se uniram e instalaram outdoors ao longo das rodovias, demonstrando o amplo apoio da sociedade civil e do setor produtivo à inclusão do ramal Campo Grande-Ponta Porã na relicitação.
Em 2024 e em resposta à necessidade de monitorar e influenciar as decisões em Brasília, Pedrossian Neto criou uma comissão especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Esta comissão tem como objetivo acompanhar de perto o processo de relicitação conduzido pela ANTT, garantindo que os interesses do estado sejam considerados e que o ramal Campo Grande-Ponta Porã seja incluído no projeto final.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios