DIA NACIONAL DO LUTO
Grupo de apoio do Humap-UFMS promove acolhimento e esperança a quem enfrenta o luto
Encontros sensibilizam a comunidade sobre a importância do acolhimento em casos de perda
19/06/2024
11:55
ASSECOM
MARIA GORETI
Grupo de apoio ao luto tem reuniões todos os sábados no bloco 6 da UFMS, ao lado da biblioteca central
Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) desenvolve um projeto que está transformando vidas. Coordenado por Edilson dos Reis, teólogo, filósofo e psicólogo, o Grupo de Apoio ao Luto da UFMS oferece acolhimento e suporte emocional para pessoas em processo de luto, criando um espaço de esperança e empatia para todos que enfrentam a dor da perda.
“Percebemos a necessidade já que o estado de Mato Grosso do Sul não tinha nem um centro de referência de estudo e pesquisa que abordasse o tema do luto,” explica Edilson dos Reis. Ele destaca a lacuna existente na região e a importância de um núcleo dedicado ao estudo, pesquisa, assistência e extensão no tema do luto, uma iniciativa que desenvolvida há mais de 25 anos no Humap-UFMS. O projeto visa, principalmente, o acolhimento de familiares e amigos de vítimas do suicídio, conhecidos como sobreviventes do suicídio.
Diante da necessidade, foi criado o Núcleo de Estudo, Pesquisa, Assistência, Extensão e Apoio ao Luto do Humap-UFMS. Apesar de ter sua implementação adiada pela pandemia, o núcleo retomou suas atividades em 2022, com foco em acolher pessoas e familiares em processo de perda e luto. “Após a pandemia, nós iniciamos os trabalhos de pesquisa e, principalmente, o grupo de apoio aos enlutados,” relata Edilson.
Documentários e Pesquisas de Campo
O núcleo também desenvolve vários projetos de mídia e pesquisa. “Estamos produzindo documentários focando o processo da perda e luto,” conta Edilson. Entre os temas abordados estão a perda de animais domésticos, a fila de espera em transplantes de órgãos e tecidos, e como as crianças entendem o luto. Além disso, o núcleo planeja uma pesquisa sobre o manejo de crises suicidas entre crianças e adolescentes e um estudo sobre órfãos do feminicídio no estado.
Grupo de Apoio ao Luto
O Grupo de Apoio ao Luto, um dos projetos de extensão do núcleo, oferece reuniões semanais todos os sábados das 14h às 16h30, no Bloco 6 da UFMS, ao lado da biblioteca central. Este espaço acolhedor e climatizado é aberto ao público e proporciona um ambiente seguro e sem julgamentos para aqueles que estão passando pelo processo de perda. “O único requisito para a pessoa frequentar é o desejo de ter harmonia, onde ela será acolhida e amparada na sua dor, no seu sofrimento e não sofrerá julgamento nenhum,” explica Edilson.
As reuniões do grupo são gratuitas e abertas a todos, sem necessidade de inscrição. “É um espaço cedido, confortável, climatizado, onde nós realizamos o acolhimento e o apoio às pessoas que estão passando pelo processo da perda e o luto, principalmente o luto por suicídio, acolhendo os sobreviventes do suicídio, mas também todo o processo de luto,” destaca Edilson.
O Grupo de Apoio ao Luto visa criar um espaço de acolhimento e apoio para aqueles que estão enfrentando a dor da perda, oferecendo um suporte essencial para a saúde mental e emocional da comunidade.
Grupo proporciona ambiente seguro e sem julgamentos para aqueles que estão passando pelo processo de perda
Próximo encontro do grupo está marcado para sábado (22)
Ainda neste mês de junho o grupo deve discutir a Genética do Suicídio
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios