Campo Grande (MS), Domingo, 14 de Julho de 2024

JATEÍ

Festa da Fogueira: parque de eventos de Jateí começa a ser preparado para receber a maior fogueira do Estado

03/06/2024

13:35

Organizada pela Prefeitura de Jateí, a festa celebra o padroeiro São Pedro e é um importante evento de divulgação e promoção cultural do município.

A tradicional Festa da Fogueira de Jateí está prestes a começar, com o parque municipal de eventos já recebendo os preparativos para a montagem da estrutura da famosa fogueira gigante. A edição deste ano será realizada de 28 a 30 de junho, em homenagem a São Pedro, padroeiro do município.A festa, promovida pela Prefeitura, tem como objetivo divulgar Jateí e promover a cultura local.

 Depois de montada, fogueira de Jateí atinge mais de 70 metros de altura

Depois de montada, fogueira de Jateí atinge mais de 70 metros de altura

O prefeito Eraldo Jorge Leite recentemente vistoriou o Parque da Fogueira, acompanhando a chegada das primeiras remessas de madeira para a construção da fogueira, que é considerada a maior do Brasil. Feita com madeira de reflorestamento, a fogueira ultrapassa os 70 metros de altura, o que equivale a um edifício de 22 andares. Ela é cuidadosamente ornamentada e equipada com fogos de artifício para um espetáculo pirotécnico, que tradicionalmente ocorre à meia-noite de sábado. Em 2024, o acendimento da fogueira coincidirá com o Dia de São Pedro, 29 de junho.

Prefeito Eraldo vistoriando parque e preparativos da para a Festa da Fogueira de Jateí 2024

 

 

 

Esta será a quadragésima sétima edição da festa, e a organização espera que seja a maior de todas. No ano anterior, aproximadamente 60 mil pessoas participaram do evento no dia da queima da fogueira, segundo estimativas da Polícia Militar.

A história da fogueira gigante de Jateí começou em 1977, por iniciativa do então prefeito José Jorge Leite, pai do atual prefeito Eraldo. Naquele ano, a fogueira tinha cerca de 7 metros, mas ao longo dos anos, a altura foi aumentando significativamente. Atualmente, ela mede 10 vezes mais do que no início.

Nos primeiros anos, a montagem da fogueira era bastante rudimentar, mas com o tempo, o processo foi se aprimorando. Hoje, um guindaste é utilizado para construir a base e elevar os primeiros metros da estrutura. "Além do aspecto de segurança, também profissionalizamos a montagem da fogueira, usando equipamentos modernos, sem deixar de fortalecer a tradição", destacou o prefeito Eraldo Leite.

Reunião do prefeito com policiais e bombeiros definiu esquema

de segurança para a festa deste ano em Jateí

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: