EDUCAÇÃO
Acadêmica de Matemática da UNIGRAN EAD participa do Diálogo Nobel Brasil 2024
29/04/2024
10:50
ASSECOM
 Dafni Andréia e David MacMillan, ganhador do Prêmio Nobel de QuÃmica de 2021.
No último dia 15 de abril, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foi palco de um evento histórico: o Diálogo Nobel Brasil 2024, promovido pela Academia Brasileira de Ciências em parceria com a Nobel Prize Outreach. Este encontro inédito reuniu três laureados com o Prêmio Nobel - Serge Haroche (Nobel de Física, em 2012), May-Britt Moser (Nobel de Medicina, em 2014) e David MacMillan (Nobel de Química, em 2021) - juntamente com estudantes, formuladores de políticas públicas e empresários, em uma jornada de diálogo e inspiração sob o tema "Criando Nosso Futuro Juntos Com a Ciência".
Dentre os participantes estava Dafni Andréia Santana de Oliveira Rosa, aluna do 3º semestre do curso de Matemática da UNIGRAN EAD, que teve a oportunidade de vivenciar essa experiência única. Em uma breve entrevista, Dafni compartilhou suas impressões e os momentos mais marcantes desse evento transformador.
Ao receber o convite para participar de um evento com três ganhadores do Prêmio Nobel, Dafni se sentiu honrada e entusiasmada com a oportunidade de prestigiar um encontro de tamanha importância. Sua preparação incluiu pesquisa sobre os nobelistas e aprimoramento do inglês corporativo, revelando sua dedicação e entusiasmo para aproveitar ao máximo essa experiência.
Durante o evento, Dafni foi impactada por diversas discussões, mas um momento especialmente marcante foi a apresentação da pesquisa da STEM sobre a influência do gênero na escolha de carreiras, destacando a importância da inclusão das mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Essa discussão ressoou profundamente com Dafni, que se sentiu como uma fiel representação dessa minoria e reconheceu a necessidade de encorajar mais mulheres a seguirem carreiras nessas áreas.
Além disso, Dafni teve a oportunidade única de interagir com David MacMillan, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2021, durante um jantar no Palácio do Catete. Nesse encontro, ela compartilhou suas reflexões sobre a importância de superar o tradicionalismo na educação matemática: “Nos anos anteriores a memorização e repetição como caminho para o conhecimento preenchia o currículo não deixando espaço para o desenvolvimento do pensamento crítico e raciocínio lógico próprio. Uma vez que a criança não era convidada a pensar “fora da casinha” (vista anteriormente como rebeldia) essa prática refletia diretamente na falta do incentivo à criatividade e o desinteresse à exploração do desconhecido.”, explicou Dafni.
Para ela, eventos como o Diálogo Nobel Brasil 2024 são fundamentais para inspirar e capacitar os estudantes, especialmente aqueles que estão no início de suas carreiras acadêmicas. Dafni acredita que essa experiência reafirmou sua paixão pela ciência e reacendeu uma chama que estava adormecida, fornecendo-lhe não apenas inspiração, mas também um sentimento de pertencimento e propósito.
Olhando para o futuro, Dafni planeja continuar sua jornada acadêmica e profissional com determinação e entusiasmo, buscando deixar a sua contribuição para o mundo. Ela reconhece a importância da diversidade e colaboração na ciência, e está comprometida em ser um agente de mudança e inovação em sua área de atuação. “Vou terminar o curso já visando onde mais posso contribuir para o avanço da ciência e ajuda na humanidade. Enriquecer-me de conhecimento e saber através de mais palestras como esta, diálogos científicos e cursos especializados em diversas partes do país na área que tenho afinidade”, disse a jovem.
Em suas considerações finais, Dafni destaca a importância de honrar a Deus em primeiro lugar e expressa sua gratidão pela oportunidade de participar de um evento tão inspirador. Sua história é um testemunho do poder da educação e da ciência para transformar vidas e moldar o futuro de nossa sociedade.
Segundo a coordenadora do curso de Matemática da UNIGRAN EAD, Nara Machado Rockenbach, a participação de alunos em eventos desse porte são motivo de grande orgulho e reconhecimento de que a instituição está preparando grandes profissionais para o futuro e a experiência de Dafni é uma inspiração para os demais acadêmicos.
O Diálogo Nobel Brasil 2024 não apenas proporcionou um espaço para o intercâmbio de ideias e conhecimentos, mas também inspirou os participantes a sonhar alto e acreditar no poder da ciência para criar um futuro melhor para todos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Águas Guariroba atinge 200 quilômetros de rede de esgoto implantados em 2024
Leia Mais
Campo Grande ganha novo Centro de Convenções com foco em inovação e educação
Leia Mais
"Como aproveitar a Black Friday 2024 sem comprometer o orçamento: Dicas essenciais para compras inteligentes"
Leia Mais
Deputado Pedrossian Neto apresenta projeto que proíbe o uso de celulares em escolas de MS
Municípios