Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Maio de 2024

REPRESENTATIVIDADE RURAL

Sistema Famasul e Reflore/MS lançam 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em MS

16/04/2024

12:20

ASSECOM

Leandro Abreu

O Sistema Famasul e a Reflore/MS lançaram, na manhã desta terça-feira (16), a 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul. O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o presidente da Reflore, Júnior Ramires, participaram da solenidade no auditório da Casa Rural.

“Na maioria dos casos o produtor rural é o primeiro a chegar no local do foco de incêndio. Então é importante todos estarem prontos e capacitados, caso aconteça. Tenho certeza que com toda a mobilização do governo, Reflore, Bombeiros, PrevFogo e dos produtores rurais fará com que os números de incêndios sejam bem menores neste ano”, comentou Bertoni.

O presidente da Reflore, Júnior Ramires, ressaltou o importante trabalho dos produtores rurais, por meio dos Sindicatos Rurais, e também do Senar e Corpo de Bombeiros com a atuação em cursos e treinamentos.

“Agradeço todos os Sindicatos Rurais, que são fundamentais para que essa campanha avance e chegue aos produtores rurais. O Senar e o Corpo de Bombeiros, através dos treinamentos e cursos, têm nos ajudado muito com essa conscientização e com a capacitação das pessoas do campo e da cidade, porque o melhor combate é a prevenção”.

Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, lembrou da parceria com o setor produtivo.

“Temos discutido muito nos últimos meses sobre esse tema dos incêndios e acredito que conseguimos chegar em uma virada de chave com tudo que tem sido discutido sobre a prevenção. Temos uma parceria muito importante com a Famasul e com associações como a Reflore, onde podemos juntos construir esse trabalho de prevenção”.

Durante a solenidade houve a assinatura do Termo de Cooperação entre o Senar/MS, a Sejusp e o Corpo de Bombeiros para realização de uma turma de SCI (Sistema de Comando de Incidentes), uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes.

Também participaram do evento o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o diretor-executivo da Reflore, Dito Mário; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Adriano Rampazo; o presidente do Comitê do Fogo de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Congro; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; os presidentes dos Sindicatos Rurais de Aral Moreira, Rene Marques; de Maracaju, Marco Antônio Marcondes; e de Miranda e Bodoquena, Massao Ohata; o vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Eduardo Monreal; o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes; o produtor rural e presidente da Associação dos produtores de arroz e irrigantes de MS, Roberto Coelho; o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta; o coordenador de Emergência Ambiental do Ibama/MS, Jean Carlo, que representou a superintendente Joanice Battilani; o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodiney de Arruda; e o gerente executivo florestal da Suzano de Ribas do Rio Pardo, Rodrigo Zagonelo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: