REPRESENTATIVIDADE RURAL
Sistema Famasul e Reflore/MS lançam 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em MS
16/04/2024
12:20
ASSECOM
Leandro Abreu
O Sistema Famasul e a Reflore/MS lançaram, na manhã desta terça-feira (16), a 12ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais em Mato Grosso do Sul. O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o presidente da Reflore, Júnior Ramires, participaram da solenidade no auditório da Casa Rural.
“Na maioria dos casos o produtor rural é o primeiro a chegar no local do foco de incêndio. Então é importante todos estarem prontos e capacitados, caso aconteça. Tenho certeza que com toda a mobilização do governo, Reflore, Bombeiros, PrevFogo e dos produtores rurais fará com que os números de incêndios sejam bem menores neste ano”, comentou Bertoni.
O presidente da Reflore, Júnior Ramires, ressaltou o importante trabalho dos produtores rurais, por meio dos Sindicatos Rurais, e também do Senar e Corpo de Bombeiros com a atuação em cursos e treinamentos.
“Agradeço todos os Sindicatos Rurais, que são fundamentais para que essa campanha avance e chegue aos produtores rurais. O Senar e o Corpo de Bombeiros, através dos treinamentos e cursos, têm nos ajudado muito com essa conscientização e com a capacitação das pessoas do campo e da cidade, porque o melhor combate é a prevenção”.
Representando o governador Eduardo Riedel, o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, lembrou da parceria com o setor produtivo.
“Temos discutido muito nos últimos meses sobre esse tema dos incêndios e acredito que conseguimos chegar em uma virada de chave com tudo que tem sido discutido sobre a prevenção. Temos uma parceria muito importante com a Famasul e com associações como a Reflore, onde podemos juntos construir esse trabalho de prevenção”.
Durante a solenidade houve a assinatura do Termo de Cooperação entre o Senar/MS, a Sejusp e o Corpo de Bombeiros para realização de uma turma de SCI (Sistema de Comando de Incidentes), uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes.
Também participaram do evento o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella; o diretor-executivo da Reflore, Dito Mário; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Adriano Rampazo; o presidente do Comitê do Fogo de Mato Grosso do Sul, tenente-coronel Congro; o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc, Rogério Beretta; os presidentes dos Sindicatos Rurais de Aral Moreira, Rene Marques; de Maracaju, Marco Antônio Marcondes; e de Miranda e Bodoquena, Massao Ohata; o vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Eduardo Monreal; o diretor-executivo da Biosul, Érico Paredes; o produtor rural e presidente da Associação dos produtores de arroz e irrigantes de MS, Roberto Coelho; o presidente da ABPO, Eduardo Cruzetta; o coordenador de Emergência Ambiental do Ibama/MS, Jean Carlo, que representou a superintendente Joanice Battilani; o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Rodiney de Arruda; e o gerente executivo florestal da Suzano de Ribas do Rio Pardo, Rodrigo Zagonelo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, amplia protagonismo político em defesa do agro de MS
Leia Mais
Com proposta de Paulo Corrêa, condutores poderão quitar IPVA atrasado no ato da fiscalização
Leia Mais
Colisão frontal entre caminhão e carro de passeio deixa dois mortos na BR-262
Leia Mais
Famasul destaca pesquisa e gestão como pilares do agro durante o Showtec 2025
Municípios