Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

INTERIOR

Bataguassu recebe 1º Encontro Regional de Artesanato da Costa Leste

Evento faz parte de projeto voltado ao desenvolvimento de artesãos do município para fortalecer a economia criativa da região

05/03/2024

07:30

ASSECOM

@Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, a partir das 10 horas (horário de Brasília), acontece em Nova Porto XV, Distrito de Bataguassu, o 1º Encontro Regional de Artesanato da Costa Leste, no Centro Comunitário Jailton Santana de Lima, na Reta A1. A ação é voltada para artesãos e comunidade também das cidades vizinhas de Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Cassilândia e Inocência, com o intuito de valorizar a cultura local e promover a preservação dos saberes entre os artesãos da região.

O 1º Encontro Regional de Artesanato da Costa Leste promete ser um marco no fortalecimento da identidade cultural e na promoção da economia criativa na região, buscando trazer oportunidades para os artesãos divulgarem seu trabalho. Para tanto, a programação contará com atividades ao longo do dia. Pela manhã, tem um talk show sobre a regionalização do artesanato. À tarde, acontece o encontro do eixo de Turismo da Associação Integra Costa Leste e, à noite, a Praça do Peixe de Bataguassu receberá apresentações e um show especial em comemoração ao Dia da Mulher, além de feira de artesanato.

Esse evento marca ainda a evolução do trabalho realizado pelo projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda, uma parceria entre o Sebrae/MS e a Suzano, empresa brasileira do setor de celulose e papel. A iniciativa é voltada para os profissionais filiados à Associação dos Artesãos da Nova Porto XV – distrito que fica a 15 quilômetros de distância do município de Bataguassu.

Ao todo, 40 artesãos são atendidos por meio do projeto, que teve início em fevereiro deste ano, e pelo Sebrae, faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal, trabalhando a inclusão produtiva e estimulando o empreendedorismo na região por meio do setor artesanal para gerar renda e promover o desenvolvimento local. “O artesanato da região está dando um grande passo com estas parcerias, têm proporcionado grande base para nossos artesãos melhorarem os seus produtos, gerar renda e se desenvolverem”, enfatizou o subprefeito de Nova Porto XV, Euzébio Businaro Varaldo.

Segundo o gerente Executivo Industrial da Suzano em Três Lagoas, Eduardo Ferraz, a empresa mantém projetos e programas voltados para a promoção do desenvolvimento socioeconômico regional, por meio da geração de trabalho e renda nas comunidades onde mantém operações. “O Sebrae é um dos nossos principais parceiros nesta transformação social que acreditamos ser possível. Ao fortalecer o artesanato na região da Costa Leste, estamos contribuindo diretamente para a geração de trabalho e renda para dezenas de famílias, para o fortalecimento do turismo e ainda para contribuir para a valorização e fortalecimento da identidade cultural da região”, disse.

A parceria entre Sebrae e Suzano também apoiou o fortalecimento da Associação Costa Leste de Artesãos de MS (ACLAMS), com sede em Três Lagoas. Foram realizadas consultorias e a criação do catálogo “Arte feita à mão”, que reúne mais de 100 peças com diferentes técnicas artesanais feitas por 26 profissionais de Três Lagoas e Paranaíba, inspiradas na flora e na fauna da região. “Os resultados positivos dessas ações são inúmeros, desde a melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas que encontraram no artesanato uma terapia; o fortalecimento da cultura regional, fomento do turismo regional, e principalmente, a geração de trabalho e renda”, complementa Ferraz.

Melhoria do artesanato em Bataguassu

O projeto Desenvolvimento de Artesãos e Geração de Renda vem apoiando os profissionais vinculados à Associação de Artesãos de Nova Porto XV, de Bataguassu, em diversas frentes. O analista-técnico do Sebrae/MS, Edvaldo Araújo, explica que, após a fase inicial de capacitação e formalização dos empreendedores, o foco agora é no desenvolvimento de produtos com maior valor agregado e competitividade. Por isso, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o grupo participou de uma oficina de design.

“Esta oficina é o marco do início da etapa de desenvolvimento de coleção do Projeto de Desenvolvimento de Artesãos de Bataguassu. A expectativa é que os artesãos melhorem seus processos produtivos e consigam desenvolver novas coleções”, detalha Edvaldo Araújo.

Para uma das participantes da oficina, Rosely Sene, a oficina auxiliou os profissionais a terem um olhar mais inovador sobre seus produtos, que segundo ela, é uma busca constante para quem trabalha com economia criativa. “A oficina foi muito importante como atividade de criação. Os artesãos aprenderam a olhar com criatividade para terem um melhor desenvolvimento do seu produto. Como a gente sempre busca solução criativa, o curso de design veio para inovar as características dos produtos conforme a necessidade dos clientes”, observou.

O artesão José Aparecido dos Santos afirma que o projeto tem sido de grande auxílio para a evolução do trabalho que já era realizado por eles na Associação de Artesãos de Nova Porto XV. “A oficina foi muito boa, o projeto tem ajudado nós artesãos a se desenvolver, melhorar nosso artesanato”, relatou.

Para saber mais sobre as ações do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800, ou acesse o site: cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: