Campo Grande (MS), Domingo, 24 de Novembro de 2024

SAÚDE

Bataguassu recebe doses da vacina contra a Dengue

Esquema vacinal atenderá inicialmente crianças de 10 e 11 anos

14/02/2024

12:25

ASSECOM

@Divulgação

Bataguassu recebeu nesta segunda-feira, dia 12 de fevereiro, a primeira remessa da vacina contra a Dengue.

As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e recebida pelo Governo do Estado durante o final de semana.

Inicialmente, o município recebeu 675 doses, que dentro do esquema de vacinação serão direcionadas para crianças de 10 e 11 anos. A faixa etária concentra o maior número de hospitalizações por dengue após os idosos, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses. Em Bataguassu, o calendário de vacinação será divulgado nos próximos dias, seguindo a norma técnica n° 11/2024 do Ministério da Saúde.

A secretária municipal de Saúde, Ariele Jerônimo, comemorou a chegada dos imunizantes e ressaltou a necessidade de um trabalho conjunto com a sociedade em prevenção a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue. “É preciso destacar que a vacina da dengue não é solução imediata. Nós temos que trabalhar na prevenção lembrando que mais de 80% dos focos de dengue estão nas residências. O enfrentamento à dengue também está dentro de casa”, disse.

Ariele ressalta que mesmo apresentando índices não alarmantes, além da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve rotineiramente ações de conscientização como visitas domiciliares desenvolvidas pelos Agentes de Combate à Endemias e Agentes Comunitários de Saúde; mutirões de limpeza e notificações de terrenos sujos para evitar focos do mosquito.

Para o mês de fevereiro, novas ações estão sendo elaboradas em parceria com as demais pastas em prevenção à Dengue. “A vacina é uma ferramenta valiosa, mas a prevenção vai além. A população deve manter as práticas preventivas”.

A chegada da vacina faz parte do esforço do Governo Federal para coibir o avanço da epidemia de dengue observado em alguns estados do Brasil.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação irá avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: