Campo Grande (MS), Domingo, 03 de Março de 2024

SEBRAE

Com o apoio do Sebrae/MS, empreendedora consolida espaço terapêutico como referência em Água Clara

Ana Lucia Carneiro alcançou o crescimento da AnaLu Therapy a partir do conhecimento adquirido em capacitações promovidas pelo programa Cidade Empreendedora

10/02/2024

12:00

ASSECOM

MARIA GORETI

@Divulgação

Empreender é um ato de coragem que exige disciplina. Com estes atributos, a massoterapeuta Ana Lucia Rodrigues Carneiro abriu as portas da AnaLu Therapy, em Água Clara, município da região leste de Mato Grosso do Sul. O negócio nasceu em 2021 e, a cada dia, ajuda mais pessoas com tratamento terapêutico integrativo. No processo de estruturação e expansão da empresa, Ana contou com apoio e orientações do Sebrae/MS, que levou capacitações para o município por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Com uma trajetória de 10 anos na massoterapia, Ana Lucia descobriu sua paixão pela área enquanto morava no Paraná. Após enfrentar um problema de saúde pessoal, decidiu buscar a especialização para ajudar outras pessoas que também tinham as mesmas dificuldades que ela. “Naquela época eu pensei em me especializar na área para tirar as minhas próprias dores e de muitas outras pessoas. Foi quando comecei a estudar, posteriormente a atender”, relembra a empresária.

Em 2020, Ana e sua família se estabelecem em Água Clara, onde ela iniciou seus atendimentos em casa e, neste período, a empresária especializou-se em outras áreas da saúde, incluindo a terapia ocupacional. “Eu atendia enquanto estudava saúde mental. A partir daí, comecei a olhar para terapia e psicoterapia”, explica Ana Lu, como é conhecida.

Formalização do negócio

Com o passar do tempo veio a necessidade de migrar os atendimentos, de casa, para um local com maior visibilidade. Ana Lu, então, procurou apoio no Sebrae/MS e formalizou-se como Microempreendedora Individual (MEI). “O Sebrae ajudou a entender que a minha empresa não era apenas um hobby e eu passei a ter uma nova visão do meu negócio. Entendi em quais pontos poderia melhorar”, disse a empresária.

A transição para uma estrutura empresarial, trouxe consigo desafios significativos, mas Ana Lucia encontrou suporte crucial com a chegada do programa Cidade Empreendedora em Água Clara, no ano de 2022. Com o auxílio do Sebrae/MS, a empresária obteve orientação para resolver questões administrativas e financeiras, o que possibilitou o reposicionamento da empresa.

“Atualmente, trabalho muito com escuta terapêutica e escuta psicanalítica. A massoterapia está despedindo-se de mim, até por questões de saúde, tive que ressignificar minha carreira profissional. Foi mais fácil porque ela já estava no caminho certo, pela minha determinação, por gostar do que faço e por todo suporte que recebi do Sebrae”, afirma a proprietária da AnaLu Therapy, que atualmente realiza de 30 a 60 atendimentos, por mês.

Outro ponto que a empresária recebeu ajuda, foi na presença digital da empresa. “Eu tinha preconceito de aparecer nas redes sociais e por isso, busquei uma consultoria do Sebrae para me debloquear neste sentido. A instituição fez eu entender que meu nicho tem procura e me ajudou a perder a vergonha de mostrar meu negócio na internet”, expõe Ana. Isto, colaborou para a visão de futuro que Ana Lucia tem a respeito do negócio, já que ela pensa, em cada vez mais, atender os pacientes de forma on-line. “Sei que preciso implantar novos métodos de trabalho e atender virtualmente significa ajudar o máximo de pessoas possível”, salienta.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Água Clara é contemplada pela iniciativa desde 2022 e, de lá para cá, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.

Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.

Junto com Água Clara, outros 35 municípios também fazem parte do programa em Mato Grosso do Sul: Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Brasilândia, Bela Vista, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: