Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

POLÍTICA

Senador Nelsinho Trad ministra palestra sobre Inteligência Artificial na Educação

Defensor do ensino com qualidade, parlamentar fala sobre os desafios dos educadores com as novas ferramentas digitais em lançamento de programa para educadores

09/12/2023

13:20

ASSECOM

@Divulgação

O senador Nelsinho Trad participou do lançamento do Programa de Inteligência Artificial na Educação, no auditório do Bioparque Pantanal, neste sábado (9), em Campo Grande. Durante o evento, mil bolsas de estudos foram distribuídas pelo IPIIA-MS (Instituto de Pesquisa e Inovação em Inteligência Artificial). O parlamentar falou sobre o futuro da inteligência artificial na educação para professores. “O educador vai ter que dominar a inteligência artificial e usá-la para aprimorar o ensino em sala de aula, ter como aliada no processo dos novos pilares de aprendizagem”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Com local superlotado, o parlamentar comentou sobre a evolução da tecnologia e o impacto da inteligência artificial na sociedade.  “É com grande entusiasmo que me junto a vocês no lançamento do Programa de Inteligência Artificial na Educação, uma iniciativa pioneira do IPIIA-MS, aqui no coração do Bioparque Pantanal. Quem vem aqui se apaixona. Este é um momento histórico para Mato Grosso do Sul e para o futuro da educação tecnológica no Brasil”, disse.

Para o senador Nelsinho Trad, é gratificante a iniciativa do instituto. “A oferta de mil bolsas para cursos na área de tecnologia é um passo significativo para capacitar nossa juventude para as demandas do amanhã. Hoje, gostaria de falar sobre um tema revolucionário e extremamente relevante: a Inteligência Artificial, ou IA, na educação. Em um mundo onde a tecnologia avança rapidamente, é essencial entender como a IA está transformando o ensino e a aprendizagem.”

A IA oferece inúmeras possibilidades para enriquecer a educação. Primeiramente, segundo o senador Nelsinho, ela permite personalizar o conteúdo e o ritmo de cada aluno, garantindo que todos possam aprender de maneira eficaz, respeitando suas individualidades. Além disso, a IA auxilia os professores, facilitando a correção de tarefas e a gestão de atividades, liberando mais tempo para que se dediquem ao ensino propriamente dito.

Um aspecto fundamental da IA na educação é sua capacidade de fornecer novos insights sobre como os alunos aprendem. “Imagine uma sala de aula onde cada aluno tem um tablet com um programa especial de matemática. Este programa é um pouco como um professor inteligente que sabe exatamente o que cada aluno precisa aprender. Quando um aluno trabalha no programa, ele presta atenção em como o aluno resolve os problemas. Digamos que um aluno esteja tendo dificuldade com frações. O programa percebe isso. Então, o programa começa a mostrar mais exercícios sobre frações para esse aluno. Ele faz isso de um jeito que não é muito difícil nem muito fácil para o aluno. Se o aluno acerta os exercícios, o programa diz que ele está indo bem e traz novos desafios. Se o aluno erra, o programa ajuda, mostrando como resolver de um jeito mais fácil. Enquanto isso, o professor da turma recebe informações do programa. Ele pode ver onde cada aluno está indo bem ou tendo dificuldades. Assim, o professor sabe como ajudar melhor cada aluno na sala de aula.”

Para descontrair, segundo o senador Nelsinho Trad, ouviu de um aluno. “Professor já estou aprendendo? Eu vi um i, então acho que estou no caminho certo”, disse.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: