ARTE & CULTURA
“Arte da Música” - Escolas de Três Lagoas e Selvíria gravam músicas compostas por alunos
Projeto educacional gratuito incentiva o canto e a musicalização, com workshop de produção musical e estúdio portátil
30/11/2023
10:45
ASSECOM
Workshop do produtor musical André Riyuji na E.E. Ana Maria de Souza - Extensão, em SelvÃria. @Edilene de Souza / HorizonteÂ
Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Três Lagoas e Selvíria (MS) receberam, nos dias 22 e 23 de novembro, os workshops Dia da Música, onde participaram na criação da parte instrumental de músicas cujas letras foram criadas por eles mesmos. Em seguida, com o apoio de um estúdio portátil, o produtor musical André Riyuji realizou a gravação de suas vozes no ritmo que escolheram. Com a temática “águas e rios”, as músicas serão agora finalizadas em estúdio profissional e depois divulgadas em plataformas digitais.
A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.
Em oficinas virtuais que aconteceram no dia 16 de setembro, os professores receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.
Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas de cada município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André e seu estúdio portátil, composto de Microfone mke600, Interface komplete audio 6 mkii, Gravador portátil Macbook air M1, Headphone Beyerdynamics, entre outros equipamentos. Em Selvíria, a E.E. Ana Maria de Souza e sua extesão foram as escolas selecionadas, enquanto em Três Lagoas a E.E. Bom Jesus e a E.E. Fernando Corrêa foram contempladas pelo projeto. As letras vencedoras podem ser encontradas no site:
https://projetoartedamusica.com.br/votacao/.
Estúdio portátil para as gravações do Arte da Música @Juliano Henrique Rosseti/ Horizonte
Nas duas cidades, durante a etapa de produção das letras o Arte da Música contou com a participação de 34 professores e 1.200 alunos, que enviaram um total de 79 letras para a Comissão Organizadora. Na E.E. Ana Maria de Souza, os alunos usaram o horário da PCS - Prática de Convivência e Socialização para a criação, e a autora da letra vencedora, Thallita Carlla Nogueira Segantini, afirma que foi uma emoção grande participar do processo de gravação: “Talvez eu gravando sozinha não ficaria tão bom, mas a participação e a ajuda da voz dos meus colegas me motivaram bastante. Nunca tive contato com a música nem essa oportunidade que vocês estão me dando. Estou muito ansiosa para ver como vai ficar com o som, tudo ajeitadinho”.
O ritmo mais popular no Mato Grosso do Sul é o sertanejo, e foi esse estilo musical que os alunos escolheram para incluir suas letras. “Nós mostramos alguns clássicos sertanejos pra os alunos, e pegamos um projetor para mostrar os principais pontos aqui da cidade de Três Lagoas”, explica o professor de matemática da E.E. Bom Jesus, Richard Mariano de Souza Silva. “A ideia é que eles fossem disso tirando palavras-chave, para criarmos frases simples. Das frases, montamos as estrofes, até que chegamos no refrão. Acredito que, pros estudantes, ter esse contato é muito enriquecedor, tanto pra cultura deles, quanto pra quem sabe, sair daqui um cantor, um músico, um escritor", ressalta o professor.
Gravação da música selecionada na escola E.E. Fernando Corrêa, em Três Lagoas.
@Edilene de Souza / Horizonte
Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas, e lançadas em plataformas digitais. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos.
Música e Educação
A música tem o poder de evocar emoções e, portanto, pode ajudar as crianças e adolescentes a compreenderem e expressarem suas próprias emoções, promovendo a inteligência emocional. Além disso, participar de atividades musicais em grupo, como corais ou bandas, pode ajudar no desenvolvimento de habilidades de colaboração, paciência e respeito mútuo. Aulas de música, atividades extracurriculares, experiências de escuta ativa e programas escolares, como o realizado pelo Arte da Música, trazem diversos benefícios para a melhoria de habilidades motoras e criativas.
“Queremos estimular a reflexão dos alunos sobre a importância de se preservar a água e os rios do nosso planeta, que é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Unindo essa temática à musicalidade, esperamos que nosso projeto promova a conscientização a toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.
O projeto Arte da Música conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária das usinas hidrelétricas Jupiá e Ilha Solteira, parceria com a Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a CTG Brasil
A CTG Brasil trabalha para desenvolver o mundo com energia limpa em larga escala.?Uma das maiores geradoras de energia do País, conta com a dedicação de seus talentos locais e está comprometida em contribuir com a matriz energética brasileira, pautada pela responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A empresa tem investimentos em 17 usinas hidrelétricas e 11 parques eólicos, com capacidade instalada total de 8,3 GW. Criada em 2013, é parte da China Three Gorges Corporation, uma das líderes globais em geração de energia limpa.
Sobre a Horizonte Educação e Comunicação
Há mais de 30 anos planejamos e realizamos projetos educacionais, culturais e editoriais, sob encomenda de dezenas de empresas e instituições. Com uma equipe que reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência, propomos soluções de comunicação para as temáticas socioambientais, com foco em resultado e inovação. Somamos nesta trajetória mais de 130 projetos nacionais realizados, com atuação em mais de 400 cidades brasileiras, mais de 8.600 professores capacitados, mais de 5 milhões de alunos impactados e mais de 580 publicações lançadas. Acesse: http://www.edhorizonte.com.br/
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
HU-UFGD oferta 74 procedimentos em mutirão neste sábado
Leia Mais
Governo entrega 11 torres de videolaparoscopia para modernizar cirurgias em hospitais de MS
Leia Mais
Com apoio gratuito aos empresários, Sebrae/MS abre inscrições para o programa Brasil Mais Produtivo
Leia Mais
Senac Beauty Expert promove imersão em técnicas, tendências e empreendedorismo na área da beleza
Municípios