Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

INTERIOR

Ribas recebe Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável para o Cerrado

Com foco na agropecuária de baixa emissão de carbono, o objetivo é mitigar as emissões de gases de efeito estufa

23/11/2023

13:00

ASSECOM

@Divulgação

Ribas do Rio Pardo recebeu, nesta quinta-feira (23), o Projeto Rural Sustentável - Cerrado (PRS - Cerrado), que mensalmente realiza Dias de Campo nos municípios abrangidos na região Centro-Oeste. As ações têm o objetivo de sensibilizar produtores rurais para a implementação da agropecuária de baixa emissão de carbono.

Em Ribas do Rio Pardo, o Dia de Campo foi realizado na Chácara Lavínia, sob a responsabilidade de Maria Ednalva Lopes e Márcio Rogério de Abreu. O tema da palestra foi “Sistemas Agroflorestais para a Produção Sustentável”, ministrada pela Engenheira Agrônoma Karina Renostro Ducatti, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) de Nova Andradina.

Durante os Dias de Campo, são realizadas palestras, apresentados exemplos de aplicação das tecnologias abordadas e garantindo o espaço para trocas de experiências com especialistas e produtores e produtoras que já possuem uma produção sustentável. O Prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, o Secretário Adjunto de Empreendedorismo, Rodrigo Carlos, o Gerente de Empreendedorismo Ricardo Sandim Ferreira, e a Gerente de Agronegócios Selma Pais participaram do Dia de Campo.

“O objetivo dos Dias de Campo é debater temas relacionados às áreas de atuação do PRS - Cerrado, como manejo sustentável, educação ambiental e outras estratégias para implantação da agropecuária sustentável e integrada, sistemas agroflorestais, recuperação e manejo de pastagens degradadas”, afirma Marília Ramos, coordenadora de campo do PRS - Cerrado.

As atividades focam na implementação de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na Recuperação de Pastagens Degradadas (RPD), com o intuito de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, por meio do aumento da eficiência do uso da terra, da produtividade e do incremento na geração de renda entre os produtores.

Sobre o PRS – Cerrado

Com atuação em quatro estados brasileiros – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais –, o Projeto Rural Sustentável — Cerrado tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.

O projeto é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) como beneficiário institucional, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: