SUSTENTABILIDADE
JBS cria programa de sustentabilidade para aumentar produtividade de pequenos pecuaristas
J Anúncio foi feito em evento com parceiros da indústria e do varejo, em Brasília, antecipando agenda da COP28 e prioridades da Companhia para 2024
10/11/2023
08:00
ASSECOM
Ao lado de Raoni Rajão, do MMA, Liège Correia (com o microfone), da JBS, fala sobre os Escritórios Verdes 2.0 no evento da Tropical Forest Alliance, em BrasÃlia
Durante evento promovido nesta quarta-feira, 8, pela TFA (Tropical Forest Alliance) com apoio da coalizão internacional CGF (Consumer Goods Forum, que conta com indústrias internacionais de alimentos e redes globais de varejo), em Brasília, a JBS apresentou em primeira mão o projeto dos Escritórios Verdes 2.0. A ideia é apoiar pequenos produtores além da solução de passivos ambientais: levar a eles tecnologia para aumentar a produtividade de forma sustentável, garantindo renda para que não se recaia no desmatamento. A diretora de Sustentabilidade da JBS no Brasil, Liège Correia, convidou as empresas do CGF a se engajar na proposta. Na plateia, ONGs como a NWF (National Wildlife Federation, dos EUA), Proforest e CDP.
Uma das prioridades para o próximo ano, o projeto será iniciado em 2024 em 5 das 20 unidades já existentes dos Escritórios Verdes pelo Brasil. “Temos desenvolvido projetos para garantir que o produtor que se sente pressionado e excluído na cadeia de fornecimento tenha uma produção rentável a ponto de não precisar mais recorrer ao desmatamento para sobreviver. Por isso, temos que dar não só condições para a regularização de passivos ambientais, por exemplo, mas para ele ir além, com acesso à tecnologia e condições de ter uma renda digna”, afirmou Liège.
O anúncio ocorreu no painel “Acelerando a Implementação da Rastreabilidade na Pecuária”, sessão em que os painelistas debateram propostas para a cadeia produtiva. O diretor do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Queimadas do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Raoni Rajão, elogiou empresas que se submetem a auditorias no âmbito do TAC da Pecuária no bioma Amazônia. Destacou que frigoríficos que não enviam seus dados não são avaliados sob o mesmo escrutínio. “Temos um “mecanismo perverso” que pune as empresas mais transparentes e vai contra uma cadeia [produtiva] mais limpa”.
Com o novo programa de sustentabilidade da JBS, Liège reforçou que “o objetivo inicial era regularizar as propriedades, mas agora vamos também levar assistência técnica aos produtores”. Para a diretora de Sustentabilidade da Companhia no Brasil, “a JBS entendeu que não basta fazer somente enquanto indústria, enquanto empresa. A gente atua há 14 anos com rastreabilidade e sabemos que o processo de exclusão continua não produzindo resultado efetivo”.
Mais de 7.000 fazendas regularizadas
Os Escritórios Verdes mantidos atualmente pela JBS dão assessoria gratuita a quem precisa de regularização ambiental – seja fornecedor direto ou não da Companhia. Desde que foi lançada em 2021, a iniciativa já apoiou na regularização socioambiental de mais de 7.000 fazendas. Por volta de 2,6 milhões de cabeças puderam retornar à cadeia formal de fornecimento. Foram atendidos 19 mil produtores rurais.
Com o avanço da versão 2.0 dos Escritórios Verdes, a JBS passará a oferecer ferramentas para que o criador avance para uma etapa posterior à legalização, com acesso a práticas e técnicas sustentáveis de produção regenerativa e sistemas agroflorestais. “A tecnologia aumenta a produtividade, a renda e torna a produção mais sustentável”, defendeu Liège Correia.
No mês em que vai começar a COP28, em Dubai, o evento organizado pela TFA em Brasília contou com a parceria do CGF (Consumer Goods Forum), com o objetivo de mostrar aos parceiros os desenvolvimentos recentes da produção de carne e grãos no Brasil e como será necessário mobilizar recursos para práticas cada vez mais sustentáveis e colaboração multissetorial para as metas climáticas. Entre as participantes do CGF, há empresas como Arcos Dorados, Carrefour, Jerónimo Martins, Mars, Neste, Nestlé e Walmart.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 152 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.
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