Campo Grande (MS), Sábado, 23 de Novembro de 2024

INTERIOR

Vacinação antirrábica supera meta e atinge 98,13% dos cães e gatos em Ribas

A meta, estabelecida pelo Governo do Estado, era de 80%, mas o Setor de Zoonoses de Ribas do Rio Pardo de um show de comprometimento

24/10/2023

09:55

ASSECOM

A vacinação antirrábica em Ribas do Rio Pardo superou as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, que era de vacinar 80%, foi superada pelo Setor de Zoonoses do Município. De acordo com Andréa Guarda, Médica Veterinária responsável pelo Setor de Zoonoses em Ribas, o resultado foi um índice de 98,13%.

Ela explicou que, na zona rural, a vacinação alcançou a meta estipulada pela Secretaria Estadual, com quase 100%, o que não era feito desde 2017. “No município em si, a zona urbana, apesar de termos alcançado a meta, acho que poderíamos vacinar mais, pois na zona rural passamos de 1.500 cães”, disse Andréa Guarda.

A Médica Veterinária explicou, ainda, que na cidade existe uma quantidade muito superior de animais na comparação com a zona rural.  “Talvez muitos proprietários não levem em campanhas, façam em clínicas ou não levem os animais, o que traz sérios riscos, pois estamos com dados de que a raiva, considerada erradicada, está voltando apresentar casos em cães”, disse Andréa Guarda.

O motivo é que foram registrados dois casos de raiva este ano no Brasil. Para ela, uma doença erradicada não poderia reaparecer senão pelo descuido dos próprios proprietários. “A campanha abrangeu todo território municipal e a equipe que trabalhou na cidade não mediu esforços.

Na zona rural, foram vacinados 1.644 na zona rural, sendo 1.524 cães e 120 gatos. Já na zona urbana, foram vacinados 932 animais, sendo 751 cães e 181 gatos. No total geral, foram vacinados 2.576 animais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal Correio MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: