INTERIOR
Jateí em campanha para proteger abelhas, preservar o ambiente e garantir a produção
03/10/2023
07:35
MSNEWS
@DIVULGAÇAO
Dia 03 de outubro, Dia Nacional das Abelhas, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jateí iniciou o Projeto “Amiga Abelha”. O objetivo é promover a proteção de ninhos de abelhas nativas localizados em prédios e áreas públicas, conscientizando a população de Jateí sobre a importância da conservação das abelhas nativas no equilíbrio ecológico e na produção agrícola.
Para iniciar o projeto, a Secretaria de Meio Ambiente fixou uma placa educativa nas dependências do posto de saúde de Jateí, onde há um ninho de abelha jataí de aproximadamente seis anos de idade. O ninho está dentro de uma das paredes do prédio e gera muita curiosidade, já que o pito (caminho de entrada do ninho) é bem visível e às vezes fica bem extenso.
Como o ninho não pode ser removido, e já foram feitas iscas para remoção das abelhas do lugar, a idéia de instalar a placa surgiu da necessidade de proteger o ninho com informações que vão contribuir para a sensibilização de todos os que frequentam o lugar. A campanha quer incentivar também a adoção dessa prática, contribuindo para a protecção das abelhas nativas.
As abelhas nativas ou meliponíneos (termo técnico) tem ferrão atrofiado e por isso são inofensivas. Elas ocorrem no Brasil de forma natural e são os principais polinizadores de culturas agrícolas. Entretanto, com o desmatamento e o uso de inseticidas, as populações dessas abelhas estão desaparecendo silenciosamente gerando, preocupações sobre o futuro da produção agrícola global.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Qualificação de auditores do TCE-MS reforça eficiência e impacto social da fiscalização
Leia Mais
Sessão Solene celebra 126 anos de Campo Grande com entrega de honrarias
Leia Mais
Empreenda Bem Mulher promove semana gratuita de capacitação em Campo Grande
Leia Mais
Ponta Porã sedia evento sobre tendências econômicas e oportunidades de negócios
Municípios