AMPLIANDO CONHECIMENTO
Humap chega a marca de 102 projetos de pesquisa aprovados que serão executados no hospital
Via GEP, as propostas de estudos são inseridas no sistema Rede Pesquisa da Ebserh e passam por diversas etapas até receberam o aval de aplicabilidade
09/10/2023
09:50
ASSECOM
@Divulgação
O sistema Rede Pesquisa é uma ferramenta de gestão dos estudos desenvolvidos no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF), que compõem a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O sistema automatiza o processo de cadastramento de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Rede Ebserh, gerando uma base de dados para a construção de panoramas e indicadores estratégicos para a gestão das pesquisas na Rede. Dentre os principais objetivos do Rede Pesquisa estão:
O sistema permite que o pesquisador realize a solicitação e o acompanhamento do processo on-line.
Por meio da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), da Rede Ebserh, no mês de outubro de 2023 o hospital contabilizou 102 projetos de pesquisa aprovados a serem executado no local, somam-se projetos acadêmicos de graduação e pós-graduação clínicos e de desenvolvimento institucional.
A Ebserh, por meio da portaria SEI Nº 11, de 26 de fevereiro de 2021, instituiu o Rede Pesquisa como sistema oficial de gestão de pesquisadores e projetos de pesquisa no âmbito da Rede Ebserh. Deste modo, todos os estudos a serem realizados na esfera do Humap-UFMS devem ser registrados no sistema.
Neste ano de 2023, o hospital obteve o maior número de registros dos projetos científicos do nosso corpo de residentes.
O SGPITS disponibiliza orientações sobre registro de projetos e os estudo aprovados na página : https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/humap-ufms/ensino-e-pesquisa/setor-de-gestao-da-pesquisa-e-inovacao-tecnologica/pesquisas-academicas
“O registro dos projetos evidencia o engajamento de preceptores, supervisores e tutores dos programas de residência, bem como docentes e pesquisadores com a consolidação do ensino, pesquisa, extensão e inovação na instituição. É a primeira vez na história que ultrapassamos uma centena de projetos aprovados: 102 até outubro. A Gerencia de Ensino e Pesquisa comemora esse marco, parabeniza e agradece a todos os envolvidos na construção de um olhar sustentável, inovador e científico no Humap-UFMS/Ebserh”, celebra Oleci Pereira Frota, Gerente de Ensino e Pesquisa.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios