FIGUEIRÃO
Município de Figueirão comemora 20º aniversário de emancipação com rodeio, baile e shows
Segundo último censo do IBGE, o município possui pouco mais de 3,5 mil habitantes
29/09/2023
07:25
CLARA FARIAS
@Divulgação
Figueirão celebra 20 anos de emancipação político-administrativa nesta sexta-feira (29). O município fica localizado a 258 quilômetros de Campo Grande e possui 3.539 pessoas, de acordo com o último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade recebe o nome devido à uma figueira que ficava às margens do Córrego Figueirão, extinto pelo assoreamento.
A cidade possui seus registros históricos datados em 1901, com a ocupação da área onde está localizado o município, antes habitadas pelos Caiapós, os migrantes eram de sua maioria de Goiás e Minas Gerais.
Em 1935, um casal de jovens recém casados em Coxim chegaram ao município, contratados por uma das famílias pioneiras, para lecionar. Para solucionar as dificuldades referentes à educação, o casal iniciaram a construção de um colégio Estadual, de acordo com a página da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a construção iniciou a fundação de Figueirão.
Em 1952, a escola iniciou o ano letivo com 38 alunos frequentes, e assim, a região passou a ganhar aspectos de vila, com a criação de estabelecimentos comerciais, Polícia Militar e Igreja. Em 1963, o vilarejo se tornou Distrito. Desde então, o distrito foi tomando forma, com instalação de agência bancária, escola municipal, posto de saúde, hospital, maternidade. Em 29 de setembro de 2003, o município recebeu a emancipação político-administrativa e a primeira eleição ocorreu em 3 de outubro de 2004.
De acordo com a Assomasul, no turismo, o município se destaca pela natureza, com os sítios arqueológicos, balneários, figueira centenária, e supostas pegadas de animais pré-históricos.
A programação para o aniversário nesta sexta-feira (29) é de rodeio em carneiro e touros, show de Henrique e Diego e baile, às 18h. No sábado (30) terão rodeios, show de Vitor e Cadu, e baile, às 18h.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governo de MS destinará R$ 25 milhões para enfrentar crise financeira da Santa Casa de Campo Grande
Leia Mais
Após polêmica com "José Loreto", ‘Paixão de Cristo’ adota novas regras para contratação de artistas
Leia Mais
Brasil vive guerra contra as mulheres, diz ministra sobre violência
Leia Mais
Bioparque Pantanal completa 3 anos e se consolida como referência de turismo científico no Brasil
Municípios