POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad ganha destaque por ações no Senado que favorecem a fronteira e o projeto da Rota Bioceânica
Parlamentar é lembrado pela carteira especial para moradores da fronteira no Ponta Agrotec e reconhecido por cinco países pela defesa do corredor bioceânico
30/08/2023
13:50
ASSECOM
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) ganhou destaque, nesta quarta-feira (30), na Ponta Agrotec, que reúne representantes de cinco países (Brasil, Paraguai, Chile, Argentina e Uruguai), no Majestic Hall, em Ponta Porã. A feira agropecuária é a maior da fronteira do Brasil com o Paraguai.
Antes do início de sua palestra sobre Rota Bioceânica e rotas alternativas, representantes da região agradeceram o empenho do parlamentar por ter sido o relator, no Senado Federal, do projeto que cria carteira especial para moradores da fronteira.
Para o presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, esse decreto legislativo, relativo ao Acordo Brasil-Paraguai sobre localidades fronteiriças vinculadas, atende também diretamente ao projeto da Rota Bioceânica. “Em outubro do ano passado, o Senado Federal aprovou esse decreto que batalhamos com legitimidade por entender que favorece aos países ligados pelo corredor bioceânico”, comentou o senador Nelsinho Trad.
Na abertura desta segunda edição da Ponta Agrotec, que segue até sábado, o senador Nelsinho Trad deu uma palestra sobre a Rota bioceânica. “Seu traçado liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Tem início em Porto Murtinho e segue até os portos de Antofagasta e Iquique, no Chile, passando por Mato Grosso do Sul, Norte do Paraguai e da Argentina. Vai favorecer, diretamente, a conexão com os mercados da Ásia, Oceania e Costa Oeste das Américas”, explicou o senador Nelsinho.
Diante da integração de Mato Grosso do Sul com o mundo pelo corredor bioceânico, o senador Nelsinho Trad ressalta que o Estado estará em posição privilegiada. “MS redistribuirá produtos para o Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, insumos importados poderão ser transformados em produtos finais no Estado, gerando novas oportunidades de negócios e empregos”, comentou.
Atualmente, 60% das cargas de Mato Grosso do Sul são exportadas por Santos e Paranaguá. Segundo o senador, 70% das exportações de MS são feitas pelo modo marítimo e 30% pelo rodoviário. “Quando a carne de MS chega em Santos, a ser exportada para Equador, Peru, Colômbia, fica sujeita à disponibilidade de navios, que é muito baixa para esses destino. Se levar a carne para Iquique através do Corredor Rodoviário, resolve o problema porque tem navios disponíveis no porto. Haverá redução nos custos em até 40% e exportação de MS para China, Peru, Equador e Chile/ano equivalente a U$ 300 milhões”, exemplificou o senador Nelsinho Trad.
Com plateia também repleta de acadêmicos das instituições envolvidas com a Ponta Agrotec, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), o senador Nelsinho Trad enfatizou que a Rota Bioceânica será um projeto de oportunidades para intercâmbio entre as unidades dos países envolvidos: Brasil, Chile, Paraguai e Argentina. Para uma das organizadoras do evento, Adriana Mezher, a Ponta Agrotec tem como objetivo integrar mercado agro com conhecimento acadêmico. “Ficamos honrados com a parceria com o senador Nelsinho Trad e a sua participação valiosa neste evento, contribuindo com as oportunidades do corredor bioceânico”, disse a empresária.
Participaram também do evento: o ministro João Carlos Parkinson; o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos; o vice-presidente do PSD, Caio Augusto; o vice-governador Barbosinha; governadores do Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile.
Este evento é uma realização do Majestic Hall, Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Governo do Estado e governo federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. As instituições parceiras são IFMS, UFMS, UEMS, UFGD, Senar, Aprosoja, Embrapa e Senai.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
MS fecha acordo para construção do primeiro hospital inteligente do SUS
Leia Mais
Ana Castela comemora 22 anos com surpresa romântica de Zé Felipe
Leia Mais
Arauco destaca coragem e responsabilidade ao comunicar ações sustentáveis durante a COP 30
Leia Mais
Sala Lilás é inaugurada em Pedro Gomes e reforça o enfrentamento à violência contra a mulher em MS
Municípios