ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Lucas de Lima solicita distribuição gratuita do Colar de Girassol à pessoas com deficiência oculta
22/08/2023
14:20
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Durante sessão plenária desta terça-feira (22), o deputado Lucas de Lima (PDT), indicou à mesa diretora e ao Governo do Estado de MS juntamente com a Secretaria do Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEAD), para que seja feito um estudo para o fornecimento do Colar de Girassol de faixa estreito de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis, de forma gratuita, para a pessoa com deficiência oculta, aquela cuja deficiência não é identificada de maneira imediata, por não ser fisicamente evidente.
O Cordão de Girassol tem como objetivo identificar pessoas com deficiências ocultas, como autismo, fibromialgia, doença de Chron, esclerose múltipla, auditiva ou de fala, entre outras.
A Lei Federal 5.486/2020, o uso do símbolo será opcional, e o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Da mesma forma, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado.
A Lei Estadual 172/2022 Institui o uso do Colar de Girassol como instrumento auxiliar de orientação para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.
O Cordão de Girassol também busca oferecer mais assistência e segurança a essa parcela da população. No Brasil, o Governo do Amapá é um dos estados pioneiros a adotar a iniciativa.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Possibilidade de chuva e calor intenso nesta terça-feira (24)
Leia Mais
Ministério da Saúde destina R$ 60 mil para cinco bancos de leite em MS
Leia Mais
Tradição de Natal, panetone ganha espaço na mesa dos brasileiros
Leia Mais
Horários de funcionamento de estabelecimentos em Campo Grande nos dias 24 e 25 de dezembro
Municípios