ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Colar de Girassóis: Senado aprova lei idêntica a do deputado Zé Teixeira
26/06/2023
14:25
ASSECOM
ADRIANO FURTADO
©DIVULGAÇÃO
Um exemplo que partiu de Mato Grosso do Sul e chegou ao Congresso Nacional. O Plenário do Senado aprovou no último dia 15 o projeto de lei que formaliza o uso da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas para todo o País. Aqui no Estado, o uso do colar já é previsto desde novembro do ano passado por lei de autoria do deputado Zé Teixeira (PSDB).
Em entrevista a Rádio ALEMS, o deputado comemorou a aprovação do projeto que segue agora para sanção presidencial. "Fiquei muito feliz. Em Mato Grosso do Sul, a nossa intenção foi prevenir mal entendidos e priorizar as pessoas com autismo e outras deficiências ocultas. Com satisfação, soube que o nosso projeto foi replicado em nível nacional", destacou Zé Teixeira.
Ainda conforme o deputado, o colar de girassóis foi criado em 2016, na Inglaterra, com a finalidade de permitir que os funcionários de aeroportos reconhecessem pessoas com deficiências ocultas. A partir dessa identificação, esses passageiros passaram a realizar viagens de forma independente, contando com a segurança e ajuda adicional de que precisariam durante a jornada, sem explicações pormenorizadas sobre cada particularidade.
As deficiências ocultas são as que não são imediatamente identificadas, a exemplo do autismo, Transtorno de Déficit de Atenção (TDA), transtornos ligados à demência, Doença de Crohn, colite ulcerosa e fobias extremas. A lei de Zé Teixeira considera o colar uma faixa estreita de tecido ou material equivalente, na cor verde, estampada com desenhos de girassóis.
O uso do acessório também é facultado aos acompanhantes e atendentes pessoais das pessoas com deficiências ocultas. Os estabelecimentos públicos e privados devem orientar funcionários e colaboradores quanto ao uso do colar para a identificação de pessoas com deficiências ocultas. "Depois de Mato Grosso do Sul, o Brasil já tem uma proposta de inclusão por meio do colar de girassóis. Todos merecem ser tratados com atenção e dignidade", finaliza o deputado Zé Teixeira.
Conheça nosso trabalho - Para saber mais sobre as ações do deputado Zé Teixeira, acompanhe as nossas redes sociais pelo Instagram, Facebook e Twitter.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC sugerida por Hashioka, que inclui Pantanal de MS como patrimônio nacional
Leia Mais
Hashioka homenageia empreendedores com entrega da Comenda “Ueze Elias Zahran”
Leia Mais
Cerca de 77 mil mulheres aguardam mamografia pelo SUS
Leia Mais
MS registra 1.912 novos empregos formais em setembro; saldo do ano supera 26 mil
Municípios