FORTALECENDO VIDAS
Senar/MS lança programa Fortalecer e ajuda a melhorar qualidade de vida de famílias no campo
Para garantir a qualidade de vida do filho com necessidades especiais, família se muda para o campo em busca de uma produção sustentável e é atendida pelo programa Fortalecer
19/05/2023
10:00
ASSECOM
Michelle Machado
Roberto e Jucleide mudaram de Aquidauana para Sidrolândia na intenção de morar mais próximo de Campo Grande, onde o filho faz tratamento. “Também fomos para outros estados em busca de qualidade de vida, mas não encontramos e voltamos para Sidrolândia. Neste perÃodo, descobrimos várias intolerâncias alimentares como glúten, lactose e conservantes. Foi aà que surgiu uma oportunidade de morar no campoâ€, conta Roberto Mendes, produtor rural.
Há mais de 20 anos, Roberto e Jucleide buscam a qualidade de vida para o filho Roniery, que possui uma doença mental grave. Além disso, ele e o pai são intolerantes à lactose, glúten e conservantes. Há dois anos, a família deixou a vida na cidade para investir em saúde e sustentabilidade no meio rural, produzindo o próprio alimento. Agora, são atendidos pelo programa Fortalecer, do Senar/MS. Conheça essa história no #TransformandoVidas desta sexta-feira (19).
Há dois anos, a família se mudou para o Assentamento El Dourado I, na área rural de Sidrolândia. Aos poucos, começaram a cultivar mudas e plantar hortaliças. “Nós temos mil e duzentos pés de jiló. Um investimento que já vem dando retorno. Já colhemos e vendemos. Também estamos plantando as mudas no viveiro, como acerola, guavira, sansão, café, abóbora... tudo isso vai para a terra quando terminarmos de prepará-la”, explica.
Roberto é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial de Horticultura do Senar/MS. Recebe orientações sobre manejo, recuperação de solo e controle de pragas. A família também faz parte do programa ‘Prepara’, que atende propriedades rurais de pequeno porte. Junto com este trabalho, estão inseridos no novo programa do Senar/MS, o ‘Fortalecer’. Através dessa integração, conseguem receber orientações de gestão e nas áreas social e psicológica.
“Está sendo muito bom para nós, porque estamos aprendendo a agregar valor ao que produzimos. Se produzimos uma fruta, por que não comercializar? Nós não tínhamos muita noção disso e com o programa, conseguimos enxergar essas oportunidades”, conta Jucleide de Deus, produtora rural.
“Nós esperamos que essa parceria continue porque tem sido fundamental para nós, que estamos começando. Está realmente nos ajudando a fortalecer como produtores rurais”, conclui Roberto.
Fortalecer
O programa Fortalecer está em fase inicial em Mato Grosso do Sul. O objetivo é prevenir e orientar famílias em planejamento e organização, violência doméstica, educação e problemas emocionais como depressão e ansiedade. Para participar, o produtor rural pode ir até o Sindicato Rural do município.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Manifestações contra o feminicídio tomam ruas do Brasil e revelam cenário alarmante em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Com presença de Frei Gilson, Governo de MS celebra 90 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Leia Mais
Com praça lotada, Natal dos Sonhos é aberto em Ponta Porã
Leia Mais
Deputada Gleice Jane registra boletim após receber ameaça de morte
Municípios